Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
.
.
Tuatha de Danann
.
Os meios de comunicação estão cheios de notícias que só nos tornam mais inseguros e acabrunhados. 

 Por esta razão, resolvi voltar muito distante no tempo, a um período de nossa humanidade em que o mítico, o lendário e o histórico se confundem nas brumas do tempo e da consciência, em busca de paz para o coração.

 Tratarei um tema que se mistura com a própria formação do povo celta: 
a mitologia da formação da Irlanda.
 

Eles se dizem originários de um povo chamado Tuatha de Danann (o povo da deusa Danu). Eram provenientes da distante e mítica Hiperbórea, com quatro cidades principais: Falias, Gorias, Murias e Findias, nas quais aprendiam ciências e magia bem como, a aplicação prática de ambos os princípios por meio da instituição do que mais tarde viemos a conhecer por druidismo.

 De cada uma dessas cidades mágicas os Tuatha Dé Danann trouxeram um tesouro:

- Falias: Lia Fáil, a "Pedra do Destino", onde eram coroados os reis da Irlanda. Era uma grande pedra em formato de coluna que simbolizava a própria Terra, cujo poder só era compreendido pelo verdadeiro Rei.
 

Lia Fáil, a "Pedra do Destino"

- Gorias: Gáe Assail, a "Lança de Assal", que seria de Lugh, e retornava a mão após ser lançada (associada ao elemento Fogo).
 

Gáe Assail, a "Lança de Assal"

- Murias: o Caldeirão de Dagda, chamadoo o "Inesgotável", recipiente que continha a água, fonte de toda a vida (protótipo do Graal).
 

Caldeirão de Dagda, o "Inesgotável"

- Findias: a espada inescapável de Nuadda (associada ao elemento Ar).
 

Findias: a espada de Nuadda

A Hiperbórea é um dos principais mitos europeus: um lugar de sabedoria e paz, origem mítica do primeiro homem branco, estabelecida em algum lugar do norte do mundo. Tratava-se de um paraíso mágico e melancólico cujo povo não teve outra solução que abandoná-lo e seguir para o Sul quando grandes cataclismos mudaram o eixo da Terra e transformaram o mundo alegre e fértil num charco árido e coberto de gelo.

De todo modo, a lenda nos conta que eles chegaram nas festividades de Beltane, em 1º de Maio. Existem várias versões para a sua chegada, inclusive que tenham vindo do céu. O denso nevoeiro que se seguiu à sua chegada pode ser por terem ateado fogo aos seus navios de modo que não tivessem como retornar.

A princípio, foram comparados a deuses. 
 

Diz ainda que o denso nevoeiro era para que os Fir Bolgs (habitantes anteriores) não notassem a sua chegada e, as tempestades que se seguiram, era para que os nativos se mantivessem abrigados durante três longos dias. 

Com o passar do tempo, os dois povos se encontraram, começando as disputas e combates que subjugaram os Fir Bolgs. 

Os Tuatha de Danann governaram a Irlanda entre 1897 e 1700 AC. 

Bress foi o primeiro rei dos Tuatha, seguido por Nuada e por Lugh. Bress encontrou dificuldades para governar porque o povo se encontrava faminto e os campos, desertos. Nuada combateu os Formorianos, povo ainda mais antigo que habitava as Ilhas Hébridas, morrendo numa das batalhas, da qual Lugh saiu como herói.
 

Dagda

Depois de Lugh, tivemos Dagda e seus três netos, quando ocorreu a invasão dos Milésios. Os combates que se seguiram trouxeram uma grande derrota para os Tuatha. O Milésios, no entanto, tinham grande admiração pelas habilidades dos Tuatha e permitiram que ficassem na Irlanda, desde que ocupassem os Mundos Subterrâneos, quando surge a lenda que se refere a eles como o povo das fadas, gnomos e duendes. 

A chave deste povo estava em sua relação harmoniosa com os Quatro Princípios ou Elementos e a Natureza de forma integral e viva. As impressões que nos causaram estão fortemente inseridas em nosso subconsciente, uma vez que muitos de nós ainda cremos em fadas, gnomos e duendes, especialmente quando entramos em florestas mais densas. 

Se os Tuatha de Danann correspondem a um panteão de deuses e deusas antigas, associados às forças telúricas e naturais ou se correspondem a um povo ou nação, pouco nos importa de fato, uma vez que nos legaram uma Arte de grande poder bem como, o amor à natureza como fonte inestimável de cura e transformação. 

Quando nos aprofundamos deste panteão, encontramos deuses e deusas que se relacionam com a Natureza e o Universo através de uma harmonia estreita:

Dagda é mestre da magia e da música, possuindo a Harpa de Ouro. 
 

Dagda

Lugh governa a ciência e a poesia, entre outras artes. 
 

Lugh

Lyr, pai de todos os deuses, associado aos oceanos, é o mestre dos ardis e ilusões, portanto dos sonhos e da imaginação. 
 

Lyr

Ogma também é associado à poesia, mas também à escrita oghâmica e às atividades espirituais. 
 

Ogma

Brigit é a deusa da inspiração, poesia, da medicina e da metalurgia artística.
 

Brigit

Quando falamos de Arte Antiga, referimo-nos à mais antiga das religiões, aquela que através da ligação cardíaca com a Terra, o Sol e a Lua nos conecta com os deuses e deusas, bem como, com o centro do Universo. 

Se ao menos conseguíssemos ligar o nosso coração à Terra através de alguma religião importante, com toda certeza, acabaríamos tendo notícias melhores na mídia. 

Experimente começar por você. 

Quem sabe não será abençoado por uma fada...
.

H.G.W.




 
 

   Volta para Índice Tesouros Mitológickos 
   Volta para Índice Artigos & Textos
   Volta para Índice Geral do Imagick

 


Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
(0xx) (11) 3813.4123
 
 
 


imagick@imagick.org.br
 
 
 


Página desenvolvida por:
Imagick Edições e Comunicações Visuais


Quem somos O Imagick A Cidade das Estrelas A Irmandade das Estrelas Programação de Atividades Nossa Turma (Biografias) Contatos / Redes Sociais Cursos e Vivências Cursos Imagick ao Vivo Cursos e Vivências em CDs Cursos e Vivências em DVDs Programe sua Mente Reprograme sua Mente Vivências Externas Consultas Online Consulta Gratuita de Tarot I Ching Gratuito Runas Grátis Consulta ao Mestre Nazareno Reicki a Distãncia Oráckulo - Mensagem do Dia Pantáculos Zodiacais O Baú Magicko da Bruxa Pratickas Saude Magicka Treinamentos Magickos Meditações Magickas Orações Magickas Pensamento Magicko Consultas Pessoais Consulta Particular de Tarot Regressão de Memória Criação de Pantáculos Artigos Novidades Psiquê Mágicka Sistemas Mágickos Artigos Intrigantes Mistérios Curiosos Tradições Religiosas Comportamento Mágicko Música Magicka Notícias Mágickas Divertimentos Magickos Matemática Curiosa Variedades Significativas Ilusões Magickas Paginas Selecionadas Boletins Magickos Midia Fotos Magickas Videos Magickos Livros e Publicações Links Parceiros Imagicklan Nossa História Amor Incondicional Anjos e Demônios Consultas Gratis Vossos Deuses Deuses Egípicios Tipos de Magia Ser Bruxa Imagens de Jesus Reprograme sua Mente Cura pelo Pensamento Poder da Palavra Programação Mental Vida Secreta de Jesus A Pessoa de Jesus Tratamento Vidas Passadas Sistemas Alternativos Ritual de Pacto de Amor Bruxarias Magickas Runas e Numerologia Inscrição