Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
.
.
Mandala
Símbolo Divino da Arquitetura do Cosmo




Mandala é uma palavra sânscrita, que significa círculo. Mandala - símbolo geométrico da dinâmica energética entre o homem, o cosmo e o divino. Universalmente a mandala é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia. Em várias épocas e cultura, a mandala foi usada como expressão científica, na arquitetura, nas artes, e nas expressões religiosas, um reencontro com Deus.
 

Podemos ver mandalas na arte rupestre, no símbolo chinês do Yin e Yang, nos yantras da Índia, nas mandalas e thankas tibetanas, nas rosáceas da catedral de chartres, nas danças circulares, nos rituais de cura e arte índigenas, na alquimia, na magia, nos escritos herméticos e na arte sacra dos séculos XVI, XVII e XVIII.
O objetivo da arte na cultura budista tibetana, é reforçar as Quatro Nobres Verdades.

Taiji - Símbolo Yin Yang

Esta mandala é uma representação do Tao. 
 

Na filosofia chinesa este símbolo representa os princípios femininos Yin (preto) e o masculino Yang (branco), que dentro da mandala (o círculo) representa o todo, ou seja, o Tao (o Caminho).
 

A forma mandálica pode ser encontrada em todo início, na terra e no cosmo: a célula, o embrião, as sementes, o caule das árvores, as flores, os cristais, as estrelas, os planetas, o sol, a lua, as galáxias. A própria terra foi formada por uma explosão mandálica.

O Cérebro Humano - Forma Mandálica

Explosão Estelar

Toda explosão tem forma circular, seja de uma bomba, ou de uma estrela, como neste exemplo. 

No Universo as formas circulares e espiraladas são comuns.

Rosa

As flores possuem características e simbolismo próprios e formam lindas mandalas que harmonizam as pessoas e os ambientes.

Caracois

Para que serve a Mandala?

A mandala pode ser utilizada na decoração de ambientes, na arquitetura, ou como instrumento para o desenvolvimento pessoal e espiritual. A mandala pode restabelecer a saúde interior e exterior. 
 

Pode-se usar a mandala para a cura emocional, cura de ambiente, como familiar e o de trabalho, ou para preparar um espaço especial, onde se pode meditar ou fazer sessões de cura, como massagem, Reiki (cura pelas mãos), astrológica, psicoterápica, atendimento clínico.
 

A Catedral de Brasília, assim como outras catedrais, usa a mandala para criar um ambiente sagrado e especial, muitos templos usam a geometria sagrada e a forma circular para fazerem suas construções e, assim, formarem uma aura protetora e especial no lugar.
 
 


 

Os budistas construíram as famosas Stupas, que são lugares consagrados à oração (santuários dos Budas - relicários). Dentro delas há relíquias de mestres iluminados, orações, pedras especiais e outros apetrechos sagrados. Elas possuem forma mandálica e os seguidores as reverenciam.
 

A forma geral da stupa demostra simbolicamente o caminho para a iluminação, budismo, da sua base, atraves do caminho, até o cume da percepção. Cada uma das oito stupas tem um significado particular, que representa um evento único na vida de Shakyamuni Budda.
 

Também a astrologia utiliza a forma mandálica para diagramar o zodíaco. 
 

O diagrama astrológico contém doze setores de 30 graus cada um, onde estão colocados os signos do zodíaco e que correspondem às doze constelações de estrelas fixas, as quais conservam até hoje o mesmo nome que na Antigüidade: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário, e terminando a Mandala Astrológica por Peixes.
 

Quando o astrólogo faz a leitura de um mapa natal ou mapa astral, percorre cada um desses setores que são regidos pelos planetas Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão, correspondentes às casas onde ocorrem as experiências da vida. 
 

Vamos encontrar várias mandalas feitas pelos alquimistas com o tema da astrologia, principalmente nos séculos XVI a XVIII.
 

COMO ATUA O TRABALHO COM MANDALA

A mandala trabalha os seguintes aspectos pessoais: físico, emocional e energético. No aspecto físico, promove-se o bem-estar, o relaxamento e a prevenção do estresse. 
 

Emocionalmente, pode trabalhar conteúdos oriundos de emoções antigas, atuais ou futuras, pois sinaliza aqueles que irão emergir. 
 

Neste trabalho (mandalas pessoais), é muito comum surgirem traumas passados, que são colocados no desenho de forma sutil, só percebidos por quem souber fazer a leitura do que está sendo sinalizado. 
 

Esta leitura se faz por meio do traço, da forma, das cores, dos símbolos e de vários outros aspectos que aparecem quando se desenha uma mandala pessoal.
 

Qualquer pessoa pode se conhecer e se trabalhar com mandalas, tanto com a ajuda de um terapeuta, quanto sozinho. A pessoa pode fazê-lo confeccionando e colorindo mandalas, ou, ainda, meditando com elas. 
 

A mandala irá colocar, de forma sutil, no lugar certo aquilo que se encontra fora de lugar, Carl Gustav Jung diz que A mandala possui uma eficácia dupla: conservar a ordem psíquica se ela já existe; restabelecê-la, se desapareceu. Nesse último caso, exerce uma função estimulante e criadora.
 

No aspecto energético, a mandala ativa, energiza e irradia, podendo harmonizar ambientes físico ou pessoal carregados negativamente, ou aura de sofrimento e tristeza. 
 

Ainda energeticamente, a mandala pode levar a pessoa a contatos com dimensões supraconscientes e ao encontro de um caminho espiritual. 
 

Neste sentido, a mandala foi, e ainda é, muito utilizada para a meditação e para o desenvolvimento e a ampliação da consciência. 

No budismo tibetano os monges fazem-na de areia para depois serem ofertadas às divindades.
 

É importante saber que para qualquer finalidade que se queira alcançar trabalhando com mandalas tem de se desenvolver a perseverança, a persistência e a força de vontade. 
 

Trabalhar com mandalas é uma forma carinhosa de abrir o coração para a criatividade, a intuição e o amor.

Mandalas

Mandala tibetana Kalachakra ou Roda do Tempo

Kalachakra é uma divindade do budismo tibetano e reside no centro da mandala.
Esta mandala conecta com a paz e o equilíbrio interior e exterior e pode ser interpretada em três níveis: externo ou mundo físico, correspondendo aos elementos do universo, ao tempo e espaço, a matemática, astronomia e astrologia; interno ou corporal, correspondendo aos agregados psicofísico e a fisiologia do tantra e por último ao nível alternativo ou energia corporal, correspondendo aos caminhos das yogas e da meditação.

Calendário Maia

Os Maias possuiam um sistema circular de calendários que sincronizava com dois outros: o calendário Tzol'kin e o calendário Haab. O Calendário Maia prevê o final do ciclo terreno atual no ano 2012 quando se dará início a uma nova era.

Mandala Indiana

Quais as Vantagens de se Trabalhar com as Mandálas?

A pessoa que trabalha com mandalas, sozinha ou com a ajuda de um terapeuta, beneficia-se de várias formas:

- prevenindo o estresse;

- preservando e organizando a saúde psíquica;

- aumentando a capacidade de atenção e de concentração;

- aumentando a capacidade de receptividade;

- aumentando a harmonia, a calma e a paz interior;

- aumentando a criatividade;

- ampliando a consciência;

- desenvolvendo o Eu Superior;

- encontrando um caminho espiritual.
.

.

.      .      .

Pantáculos Mágickos
As imagens que transformam a sua vida...

Aprenda construí-los com o curso gravado em Cd pelo Imagick.

Tenha maiores informações clickando no Sol Central

 Clicke aqui para ir para Índice de Tradições Religiosas
 Clicke aqui para ir para Índice Geral do Imagick

 

Quem somos O Imagick A Cidade das Estrelas A Irmandade das Estrelas Programação de Atividades Nossa Turma (Biografias) Contatos / Redes Sociais Cursos e Vivências Cursos Imagick ao Vivo Cursos e Vivências em CDs Cursos e Vivências em DVDs Programe sua Mente Reprograme sua Mente Vivências Externas Consultas Online Consulta Gratuita de Tarot I Ching Gratuito Runas Grátis Consulta ao Mestre Nazareno Reicki a Distãncia Oráckulo - Mensagem do Dia Pantáculos Zodiacais O Baú Magicko da Bruxa Pratickas Saude Magicka Treinamentos Magickos Meditações Magickas Orações Magickas Pensamento Magicko Consultas Pessoais Consulta Particular de Tarot Regressão de Memória Criação de Pantáculos Artigos Novidades Psiquê Mágicka Sistemas Mágickos Artigos Intrigantes Mistérios Curiosos Tradições Religiosas Comportamento Mágicko Música Magicka Notícias Mágickas Divertimentos Magickos Matemática Curiosa Variedades Significativas Ilusões Magickas Paginas Selecionadas Boletins Magickos Midia Fotos Magickas Videos Magickos Livros e Publicações Links Parceiros Imagicklan Nossa História Amor Incondicional Anjos e Demônios Consultas Gratis Vossos Deuses Deuses Egípicios Tipos de Magia Ser Bruxa Imagens de Jesus Reprograme sua Mente Cura pelo Pensamento Poder da Palavra Programação Mental Vida Secreta de Jesus A Pessoa de Jesus Tratamento Vidas Passadas Sistemas Alternativos Ritual de Pacto de Amor Bruxarias Magickas Runas e Numerologia Inscrição