Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
.
.
O Mito e a Psique Coletiva
.
.
por: Nora Baglioni 
.

"MITO (do grego mythos, fábula) - história fabulosa sobre um herói ou deus, constituída de forma mais ou menos estruturada que condensa as crenças de um povo." Com base neste conceito, a astróloga argentina Nora Baglioni traça o perfil de Eva Perón, a mulher mais mitificada da história latino-americana no século XX.
 

Eva Peron

Durante o mundial de futebol disputado nos Estados Unidos, estava realizando um curso sobre sonhos e mitos junguianos e minha atenção era atraída pelas frases que se ouviam sobre Diego Maradona. Era impossível fugir do tema, especialmente depois da eliminação da equipe argentina: "Diego é um sentimento", "É de todos" diziam. Apesar da prova positiva de doping e posterior eliminação da equipe, tudo foi perdoado e, quando o jogador chorava e dizia "me cortaram as pernas...", fosse o que fosse o que queria dizer com isto, o coletivo chorava com ele, por ele, e a eliminação passou a ser secundária. Minha reflexão foi: por que algumas pessoas de grande valor caem em desgraça por muito menos do que isso? 
 

Maradona

O que faz com que um simples mortal se converta no sentimento e na projeção de milhões de pessoas? O coletivo deixa de pensar, toda objetividade se perde, os fatos já não são os que realmente tiveram lugar, o coletivo se torna arbitrário. 
 

Maradona

Este fato se reflete no tema natal da pessoa eleita? Ou o fator causal é a química entre a carta natal da pessoa e a do lugar onde se transforma em mito? O argentino por antonomásia, aquele que "canta cada dia melhor", "o sorriso de bronze", é Carlos Gardel, nascido Charles Gardès, originário de Toulouse, França; o arquétipo do francês, Ives Montand, havia nascido em Pistóia, na Toscana italiana. Ou seja, o mito surge como resultado da interação do ser com um determinado país e um ambiente cultural específico.
 

Carlos Gardel, nascido Charles Gardès

Parece evidente que cada país cria seus próprios mitos em resposta a suas necessidades mais profundas e, portanto, será na sinastria entre ambos, e não apenas na carta individual, que o potencial se tornará real. É como a teoria aristotélica, potência que se transforma em ato.
 

Ives Montand

Mito é uma palavra que deriva do grego mythos, fábula. A pessoa mitificada expressa o inconsciente coletivo. O mito está sempre unido à destruição? Ou pode salvar-se?
 

Rodolfo Valentino

Rodolfo Valentino (outro exemplo de mito relocado, o que daria lugar a um interessante artigo vendo a sinastria com o país natal e o novo país), o Che Guevara (também trasladado, transformado num mito cubano e em troca rejeitado, negado na Argentina, reconhecido há muito pouco tempo neste país, porém sem alcançar nenhuma altura de mito), Edith Piaf, Marilyn Monroe, Eva Perón, todos eles em sua categoria fabulosa tiveram finais dramáticos ou precoces - os eleitos morrem jovens? 
 

Che Guevara

Pergunto-me se não guardam relação com Hermes-Mercúrio, na realidade mensageiros dos deuses, viajantes, mutantes, mediadores... em que medida a projeção coletiva não é o que os leva a ese final?
 

Edith Piaf

Segundo as teorias junguianas, o coletivo exerce uma pressão psíquica e energética intolerável sobre a pessoa escolhida, sendo então quebrada sua integridade psicológica e física.
 

Marilyn Monroe

Escolhi Eva Perón como exemplo de mito vivo na psique coletiva dos argentinos, e isso sem qualquer intenção política. 
 

Madona

Gostaria de acrescentar que este artigo foi escrito meses antes de que sua figura se tornasse comercial e pública em função dos filmes que a retrataram, seja o estrelado por Madonna seja o outro, argentino, e que o editor da revista argentina de Astrologia não se animou a publicar o artigo porque pensou que podia gerar controvérsias.
 

A idéia era que a carta de Eva Perón e a do país deviam ressaltar sua qualidade de mito. 
 
 

.
Click nos ETs para conhecê-los


 
 Click no botão ao lado para ir para Indice de Variedades Mágickas


 
 


Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
(0xx) (11) 3813.4123
 
 
 


imagick@imagick.org.br
 
 
 


Página desenvolvida por:
Imagick Edições e Comunicações Visuais



Quem somos O Imagick A Cidade das Estrelas A Irmandade das Estrelas Programação de Atividades Nossa Turma (Biografias) Contatos / Redes Sociais Cursos e Vivências Cursos Imagick ao Vivo Cursos e Vivências em CDs Cursos e Vivências em DVDs Programe sua Mente Reprograme sua Mente Vivências Externas Consultas Online Consulta Gratuita de Tarot I Ching Gratuito Runas Grátis Consulta ao Mestre Nazareno Reicki a Distãncia Oráckulo - Mensagem do Dia Pantáculos Zodiacais O Baú Magicko da Bruxa Pratickas Saude Magicka Treinamentos Magickos Meditações Magickas Orações Magickas Pensamento Magicko Consultas Pessoais Consulta Particular de Tarot Regressão de Memória Criação de Pantáculos Artigos Novidades Psiquê Mágicka Sistemas Mágickos Artigos Intrigantes Mistérios Curiosos Tradições Religiosas Comportamento Mágicko Música Magicka Notícias Mágickas Divertimentos Magickos Matemática Curiosa Variedades Significativas Ilusões Magickas Paginas Selecionadas Boletins Magickos Midia Fotos Magickas Videos Magickos Livros e Publicações Links Parceiros Imagicklan Nossa História Amor Incondicional Anjos e Demônios Consultas Gratis Vossos Deuses Deuses Egípicios Tipos de Magia Ser Bruxa Imagens de Jesus Reprograme sua Mente Cura pelo Pensamento Poder da Palavra Programação Mental Vida Secreta de Jesus A Pessoa de Jesus Tratamento Vidas Passadas Sistemas Alternativos Ritual de Pacto de Amor Bruxarias Magickas Runas e Numerologia Inscrição