Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
.
Mistérios Ckuriosos...
.
Gorduchos Magnéticos
.

Um mistério pré-colombiano

.
 
Existem, numa pequena praça da cidade de Lá Democracia, na Guatemala, doze enormes estátuas arredondadas, algumas com grandes cabeças e pequenos torsos e outras, ao contrário, com grandes torsos e pequenas cabeças, sem indícios de órgãos sexuais. 

As estátuas sempre foram atrações turísticas locais, até que um arqueólogo percebeu que a agulha de sua bússola se movimentava, quando próxima à têmpora de algumas delas ou do umbigo de outras.
 

Desde então, elas se tornaram objeto de pesquisas. Agora descobriu se que, ao invés do que se pensava, os escultores não inseriram pedras magnéticas nos Gorduchos, como são conhecidas, mas sim as esculpiram em torno de pólos magnéticos encontrados em rochas basálticas. Surgiu então a pergunta: como os antigos escultores descobriram o magnetismo nessas rochas e de que maneira podiam saber que seu primitivo compasso apontava para o norte?
 

Até o momento, este é um problema ainda não, satisfatoriamente resolvido. Os Gorduchos pertencem a um passado bem mais remoto que a mais antiga bússola já encontrada na América Central, que data de 1000 antes de Cristo e foi feita a partir de uma barra de magnetita. Contudo, de acordo com os estudiosos, a descoberta ajuda a esclarecer como e por que foi esculpida a conhecida tartaruga com focinho magnético, que tem 3 500 anos. 
 

O magnetismo, para esses povos primitivos, seria equivalente ao poder mágico que, para eles, as tartarugas pareciam possuir, e que permitia a elas descobrirem o caminho certo quando atravessavam o oceano de um lugar para ougo.
 

A idade dos Gorduchos e da tartaruga também pode indicar que essas antigas populações conheciam os chineses, que também esculpiram suas primitivas bússolas na forma de répteis quelônios. Uma outra suposição aventada pelos arqueólogos é a de que o magnetismo no umbigo simbolizaria o nascimento, enquanto que nas têmporas significaria o conhecimento, a consciência.

 

 
Leia o livro Síntese Mágicka para saber como usar sua força mental...
Clicke no livro e conheça-o por dentro.
 
 
   Volta para índice "Ckuriosos Mistérios" 
   Vai para índice "Páginas Mágickas"
   Vai para índice geral do Imagick

Instituto de Pesquisas Psiquicas Imagick
tel: 0XX-11-3813.4123
 
 
 
 


Página desenvolvida por:
Imagick Edições e Comunicações Visuais



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Quem somos O Imagick A Cidade das Estrelas A Irmandade das Estrelas Programação de Atividades Nossa Turma (Biografias) Contatos / Redes Sociais Cursos e Vivências Cursos Imagick ao Vivo Cursos e Vivências em CDs Cursos e Vivências em DVDs Programe sua Mente Reprograme sua Mente Vivências Externas Consultas Online Consulta Gratuita de Tarot I Ching Gratuito Runas Grátis Consulta ao Mestre Nazareno Reicki a Distãncia Oráckulo - Mensagem do Dia Pantáculos Zodiacais O Baú Magicko da Bruxa Pratickas Saude Magicka Treinamentos Magickos Meditações Magickas Orações Magickas Pensamento Magicko Consultas Pessoais Consulta Particular de Tarot Regressão de Memória Criação de Pantáculos Artigos Novidades Psiquê Mágicka Sistemas Mágickos Artigos Intrigantes Mistérios Curiosos Tradições Religiosas Comportamento Mágicko Música Magicka Notícias Mágickas Divertimentos Magickos Matemática Curiosa Variedades Significativas Ilusões Magickas Paginas Selecionadas Boletins Magickos Midia Fotos Magickas Videos Magickos Livros e Publicações Links Parceiros Imagicklan Nossa História Amor Incondicional Anjos e Demônios Consultas Gratis Vossos Deuses Deuses Egípicios Tipos de Magia Ser Bruxa Imagens de Jesus Reprograme sua Mente Cura pelo Pensamento Poder da Palavra Programação Mental Vida Secreta de Jesus A Pessoa de Jesus Tratamento Vidas Passadas Sistemas Alternativos Ritual de Pacto de Amor Bruxarias Magickas Runas e Numerologia Inscrição