Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
 
 

   O Primeiro Natal do Milênio
com
Uma Homenagem a John Lennon


                                                                       Por Toninho Buda




O Natal é a época em que as pessoas voltam para suas terras natais e visitam os amigos de infância, relembram histórias e falam de suas tristezas, alegrias e do que andam fazendo pelo mundo. E em que mundo estamos vivendo! Este primeiro ano do novo milênio foi de arrepiar! Acredito que nada poderia ser mais marcante e avassalador do que aquele ataque a Nova Iorque. É como se, de repente, as forças antagônicas do mundo, represadas há milênios, despertassem sua fúria para dizer simplesmente: Civilizados imbecis, continuamos aqui e nada irá nos calar! Sim, parece que elas não estão apenas no nosso inconsciente, mas no âmago da criação do Universo. Assim, de uma forma que até agora ninguém conseguiu entender direito, um grupo bem determinado foi lá e explodiu as torres gêmeas.
 

Hoje é dia 25 de novembro de 2001. Falta exatamente um mês para o Natal. Harry Potter e a Pedra Filosofal está chegando aos cinemas esta semana. Para quem gosta de magia e de buscar coisas além de sexo e comidas e bebidas, eu gostaria de relembrar que existe no Tarot uma carta chamada A Torre, que é provavelmente a mais nefasta das imagens deste mapa de acesso às profundas dos mistérios da cognição subjetiva. Não há quem não trema nas bases, quando esta carta aparece numa leitura.

Mas dando uma volta pelas outras cartas do Tarot, encontramos a Roda, que simboliza o giro da existência e a repetitividade das coisas, o ciclo infinito das cadeias do carma e das contribuições de cada um para que as coisas ruins ou boas continuem acontecendo. Violência gera violência, ações construtivas geram coisas que nos parecem melhores, mas que são muito mais difíceis de serem mantidas. Esta contraposição e estes paradoxos estão aí para desafiar o nosso entendimento do funcionamento do mundo. 


 
Nós começamos o ano festejando o início da Era de Aquário e esperávamos que Nostradamus estivesse completamente errado nas suas nefastas previsões. Talvez não estivesse... No entanto, reagindo à violência das forças destruidoras, as antigas forças de resistência passiva também mostraram sua cara. E para nossa grande satisfação, este ano foi o ano do grande revival das propostas da Contracultura. Principalmente a partir da explosão das torres.

Quando o mundo foi buscar referências para confortar sua alma aturdida, muitos voltaram a beber nas fontes de água viva dos anos sessenta. 

 E aqui no Brasil, esta semana, eu recebi do Marcelo Fróes um trabalho maravilhoso, que foi o CD “Dê Uma Chance à Paz – Uma Homenagem a John Lennon”. Ele foi composto exatamente dentro do espírito do Natal, a partir da reunião de grandes amigos – e grandes nomes de nossa música -, para falar dos bons tempos, das coisas boas que já foram feitas nos movimentos da música pop, em  busca da paz e da compreensão entre os seres humanos. Um encontro de velhos amigos, promovido pelo próprio Marcelo. E escolher John Lennon não poderia ter sido mais apropriado.

O elenco é uma constelação das mais brilhantes estrelas da nossa música: Nando Reis, Cássia Eller, Lobão, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Arnaldo Batista, Charles Gavin, Andreas Kisser, João Barone, Zeca Baleiro, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Paulinho Moska, Herbert Vianna, Toni Platão, Celso Fonseca e Lulu Santos! Eu fico até imaginando uma festa, uma grande festa, pacífica, com milhões de pessoas, onde esta turma pudesse cantar as canções deste trabalho, numa noite morna de lua cheia...

O mais emocionante é que todos eles mostraram o lado mais profundamente humano de John Lennon. Sua luta pelos direitos humanos ficou maravilhosamente bem representada em Woman Is The Nigger of the World (com Cássia Eller); seu esforço pela paz mundial aqui está presente em Give Peace a Chance, na voz do gênio Arnaldo Batista (por falar em Mutantes, Rita Lee também está lançando um CD com músicas dos Beatles...) e Imagine (no maravilhoso dueto de Gilberto Gil e Milton Nascimento); Seu universo dolorosamente psicanalítico, com o qual inevitavelmente todos nos identificamos está em Mother (na brilhante interpretação de Zeca Baleiro), Beautiful Boy (com Lulu Santos interpretando esta cantiga de ninar: “feche seus olhos e não tenha medo, pois os monstros foram embora e seu pai está aqui”) e God, onde não poderia haver melhor escolha do que nosso querido Zé Ramalho, para declamar:

“Deus é um conceito, pelo qual nós medimos nossas dores. Eu não acredito em magia, eu não acredito em I-Ching, eu não acredito na Bíblia, eu não acredito no Tarot, eu não acredito em Hitler, eu não acredito em Jesus, eu não acredito em Kennedy, eu não acredito em Buda, eu não acredito em Mantra, eu não acredito em Gita, eu não acredito em Yoga, eu não acredito em reis, eu não acredito em Elvis, eu não acredito em Zimmerman (Bob Dylan), eu não acredito nos Beatles, eu só acredito em mim mesmo, Yoko e eu, esta é a realidade, o sonho acabou, o que mais eu posso dizer?”
 

Com isso, Lennon, por sua vez, fez questão de jogar por terra todas as torres da Contracultura. Mas, quem conhece um pouco mais dos antigos mistérios, sabe que a carta 16 do Tarot tem um lado extremamente positivo: a destruição dos antigos conceitos significa a porta de abertura para a renovação, para a busca de novos caminhos, para o despertar para novas possibilidades.
 

A destruição das torres significa que o Velho Mundo tem que dar origem ao Novo Mundo... Existe um detalhe do qual estava me esquecendo: o filho de Lennon, Sean, esteve nos estúdios durante as gravações deste CD e os membros da banda Cibo Matto, que é liderada pela sua namorada Yuka Honda, tiveram uma participação especial nesta homenagem a seu pai. Yuka assina a produção da faixa título, Give Peace a Chance, e seu trabalho de mixagem foi realizado em Nova Iorque. Vejam só: quando atiraram em Lennon, tudo parecia perdido. Quando as torres caíram, tudo parecia perdido e todos temíamos que ali estivesse começando a Terceira Guerra Mundial. No entanto, a Roda da Vida continua, as forças voltaram a se reequilibrar e as rotas estão sendo gradativamente corrigidas...

Esta é a melhor mensagem de Natal que poderíamos receber neste momento:

All we are saying is give peace a chance !


Rockpe.70 – 25 novembro 2001, para Public dezembro 2001 – Internacional Magazine – Rio


Toninhobuda@hotmail.com.br
Foto: Arsenio Hypollito Junior



 
. .Clicke na estrela para ir para Índice de Músickas Mágickas
. .Clicke na estrela para ir para Índice de Textos e Artigos
. .Clicke na estrela para ir para Índice Geral do Imagick

Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
(0xx) (11) 3813.4123
 
 
 


imagick@imagick.org.br
 
 
 


Página desenvolvida por:
Imagick Edições e Comunicações Visuais


Quem somos O Imagick A Cidade das Estrelas A Irmandade das Estrelas Programação de Atividades Nossa Turma (Biografias) Contatos / Redes Sociais Cursos e Vivências Cursos Imagick ao Vivo Cursos e Vivências em CDs Cursos e Vivências em DVDs Programe sua Mente Reprograme sua Mente Vivências Externas Consultas Online Consulta Gratuita de Tarot I Ching Gratuito Runas Grátis Consulta ao Mestre Nazareno Reicki a Distãncia Oráckulo - Mensagem do Dia Pantáculos Zodiacais O Baú Magicko da Bruxa Pratickas Saude Magicka Treinamentos Magickos Meditações Magickas Orações Magickas Pensamento Magicko Consultas Pessoais Consulta Particular de Tarot Regressão de Memória Criação de Pantáculos Artigos Novidades Psiquê Mágicka Sistemas Mágickos Artigos Intrigantes Mistérios Curiosos Tradições Religiosas Comportamento Mágicko Música Magicka Notícias Mágickas Divertimentos Magickos Matemática Curiosa Variedades Significativas Ilusões Magickas Paginas Selecionadas Boletins Magickos Midia Fotos Magickas Videos Magickos Livros e Publicações Links Parceiros Imagicklan Nossa História Amor Incondicional Anjos e Demônios Consultas Gratis Vossos Deuses Deuses Egípicios Tipos de Magia Ser Bruxa Imagens de Jesus Reprograme sua Mente Cura pelo Pensamento Poder da Palavra Programação Mental Vida Secreta de Jesus A Pessoa de Jesus Tratamento Vidas Passadas Sistemas Alternativos Ritual de Pacto de Amor Bruxarias Magickas Runas e Numerologia Inscrição