Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick

Músicka Ritualística

por Toninho Buda

        Easy Rider. Chovia sem parar, ao amanhecer do dia primeiro de Janeiro de 1999.
 

    Eu acordei dentro do meu carro, parado embaixo de algumas árvores do estacionamento de um restaurante chamado "Taberna Feita Com Amor", à margem da rodovia que liga Juiz de Fora a Caxambú, no Sul de Minas. A verdade é que eu estava sozinho e não tinha para onde ir. Passara o Reveillon ali, dormindo na beira da estrada. Na verdade foi ótimo, pois eu estava fugindo de gritarias histéricas, abraços afetados de estranhos e foguetórios. E havia conseguido escapar são e salvo! Sem destino, (eu tinha algumas moedas no bolso, mas resolvi evitar o tradicional "cara ou coroa") saí do carro, caminhei até a beira da estrada e fiquei esperando para ver para que lado iria o primeiro veículo que aparecesse. Depois de alguns minutos, um opala velho apareceu na curva à direita e seguiu balançando a lataria esfarrapada em direção a Caxambú. "Taí, é prá lá que eu vou também",  pensei. E parti em direção a São Thomé das Letras, que fica naquela direção.

        Parei por volta de meio-dia, para tomar um café num posto de gasolina perto de Caxambu. Numa pleistocênica televisão "preto e branco", a TV Globo estava mostrando um "folião" deitado nas areias de Copacabana, dormindo debaixo do sol escaldante. Do meu lado, um bebum, com o seu copo matinal de "soro caseiro" ,  tentava fazer cara de que estava entendendo tudo". A repórter falava alguma coisa sobre a "ressaca" e a "queda na real'" depois da "beleza" da queima de fogos da noite anterior.
 
 

       Para evitar o "contágio", eu saí comendo o pão com manteiga porta-afora e peguei os 42 Km de estrada de chão até São Thomé. Lá no alto daquela pedreira histórica, encontrei uma velha turma de amigos, na "Cidade das Estrelas". Eles estavam ali, realizando os rituais de ano novo, mas de uma forma bastante diferente da convencional. E havia um fato novo, entre eles haviam dois percussionistas - os arquitetos André Nucci e Rodrigo Velasco - especializados em música ritualística. Independente de todas as coisas fantásticas que eu tive oportunidade de vivenciar no breve convívio de dois dias ao lado daquela turma, acho interessante destacar aqui nesta nossa coluna, a questão da música ritualística.

        Numa das salas do Instituto Imagick, o Arsênio e a Zelinda me explicaram que a função da música em todo ritual de magia, é despertar o lado emocional rnais profundo das pessoas (na verdade, as velas, os símbolos, as roupas e as palavras utilizadas também têm esta função). Eles têm feito experiências muito interessantes neste sentido e o seu Instituto conta agora com equipamentos e computadores para gravação e produção de CD's relacionados com o seu trabalho. E é aí que são importantes os seus alunos que têm o "dom" para a música ritualística.
 

André Nucci, por exemplo, faz parte de três bandas em São Paulo ("Tá Tudo Aki", de rock tribal; "Grupo Percussão Zawlí'", de rituais africanos, e o grupo de percussão do SESC-Anchieta) e ainda faz pesquisas ritualísticas com bailarinas em Campinas. Ele começou o seu aprendizado estudando a batida dos pele-vermelhas e mais tarde passou a estudar com Fernando Ferrer (mestre de percussão), com quem fez experiências utilizando sete "djembês" (que estão entre os mais primitivos tambores do mundo).

    Eles me explicaram também que a batida dos xamãs, por exemplo, chega a criar estados alterados de consciência, semelhantes aos conseguidos com drogas alucinógenas. 

      Nos rituais desta passagem do ano, em São Thomé das Letras, eles utilizaram miniaturas dos tambores "djembê", que têm um som semelhante ao "derbá" (o "derbá" é de origem árabe e tem um som mais adequado para rituais "sufis"), mas  com sonoridade mais coerente com a energia que se desenvolve nos rituais do Imagick. Mas eles utilizaram também um pequeno tambor de couro de cobra - semelhante ao ''tambor de creola" do Maranhão, feito provavelmente por um xamã de Peruíbe, uma região antigamente habitada pelos índios Guaranis, no Sul de São Paulo.

        Paralelamente aos rituais de Ano Novo, o nosso amigo Lauro Escobosa Vallejo, espanhol de nascimento e membro do Imagick - aproveitou a ocasião para consagrar a sua belíssima espada que ele havia trazido de Toledo, na Espanha.
 

        Foi muito emocionante participar dos quatro Rituais de Consagração na Cidade das Estrelas (o da Terra, com sal; o do Fogo, numa fogueira, o da água na cachoeira de Aratron e o do ar, ocasião em que este elemento fez questão de mostrar sua presença inesquecível... Ave, Silfos!...).

A região onde fica instalada a "Cidade das Estrelas" é tradicionalmente reconhecida como local de aparição de discos voadores e seres alienígenas (algumas filmagens; famosas de "Objetos Voadores não Identificados", recentemente mostradas nas redes de televisão, foram feitas naquele local). Se os E.T.s estavam presentes durante tudo o que aconteceu naqueles dias, por enquanto fica apenas no campo do provável. No entanto, a convivência dos membros do Imagick é tão alegre e descontraída, o seu aprendizado de Magia e das Leis do Universo é tão leve e prazeiroso, que qualquer pessoa se sente bem junto com eles. Sejam eles xamãs, seres alienígenas, gnomos, índios guaranis, devotos sufis ou arquitetos, comerciantes e estudantes de qualquer parte do planeta. Enquanto os tambores soavam nos rituais, tinha-se a nítida impressão de que "outras pessoas" dançavam e brincavam entre a folhagem lavada pela chuva e entre as ondas que se formavam no poço embaixo da cachoeira.
      O mais importante é que - ao voltar para casa dois dias depois - eu estava completamente diferente, com a "alma lavada" e com uma alegre tranqüilidade para me preparar para minha formatura em Engenharia de Segurança de Trabalho (dali a doze dias) e enfrentar um ano novo com uma perspectiva muito mais sólida e positiva do que a que poderia me oferecer uma companhia qualquer, no meio de um foguetório histérico e efêmero de Reveillon. Pois essas gritarias normalmente só servem para tentar disfarçar a insegurança, a angústia e a fragilidade com que temos conseguido temer o futuro. 
Eu tive sorte: estava de pé, descansado e confiante. E não com a boca cheia de formigas roncando estatelado sob o sol escaldante das areias cruéis de Copacabana.




 
Esta página foi escrita por
Toninho Buda

Aliás, 
"Dr. Antonio Walter Sena Junior!!!" 

Livre pensador, engenheiro, escritor, compositor, anarquista e qualquer outro rótulo com ele não possa ser identificado. Afinal, Toninho é único...

Você pode manter contato com ele através do Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick:
toninhobuda@imagick.org.br




Se você gostou deste artigo, saiba que o Toninho é um dos colaboradores da Revista Safira Estrela.
Nela você sempre encontrará ótimos artigos.
Para assinatura ou números atrasados clicke ao lado.
safira@ibm.net
visite também o site: www.safira.com.br


ATENÇÃO
Viva a aventura da vida em toda a sua extensão...


A fita "A Torre dos Desejos" abre a possibilidade de um viver mais pleno e feliz.


Exercícios psíquicos nos moldes seguros do Imagick


Clicke na "Torre" ao lado para obter maiores informações.


Volta para Páginas Mágickas
Vai para Imagick o site da Magia
 
 
5051398WebDesignerbyLuisScarparo
© JSN Projetos e Informática

 

Quem somos O Imagick A Cidade das Estrelas A Irmandade das Estrelas Programação de Atividades Nossa Turma (Biografias) Contatos / Redes Sociais Cursos e Vivências Cursos Imagick ao Vivo Cursos e Vivências em CDs Cursos e Vivências em DVDs Programe sua Mente Reprograme sua Mente Vivências Externas Consultas Online Consulta Gratuita de Tarot I Ching Gratuito Runas Grátis Consulta ao Mestre Nazareno Reicki a Distãncia Oráckulo - Mensagem do Dia Pantáculos Zodiacais O Baú Magicko da Bruxa Pratickas Saude Magicka Treinamentos Magickos Meditações Magickas Orações Magickas Pensamento Magicko Consultas Pessoais Consulta Particular de Tarot Regressão de Memória Criação de Pantáculos Artigos Novidades Psiquê Mágicka Sistemas Mágickos Artigos Intrigantes Mistérios Curiosos Tradições Religiosas Comportamento Mágicko Música Magicka Notícias Mágickas Divertimentos Magickos Matemática Curiosa Variedades Significativas Ilusões Magickas Paginas Selecionadas Boletins Magickos Midia Fotos Magickas Videos Magickos Livros e Publicações Links Parceiros Imagicklan Nossa História Amor Incondicional Anjos e Demônios Consultas Gratis Vossos Deuses Deuses Egípicios Tipos de Magia Ser Bruxa Imagens de Jesus Reprograme sua Mente Cura pelo Pensamento Poder da Palavra Programação Mental Vida Secreta de Jesus A Pessoa de Jesus Tratamento Vidas Passadas Sistemas Alternativos Ritual de Pacto de Amor Bruxarias Magickas Runas e Numerologia Inscrição