Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
 
MITOLOGIA & PSICOLOGIA
 
TRISTÃO &  ISOLDA
 
 
 
O MITO
 
    Tristão e Isolda é uma lenda que ficou muito em voga na Idade Média.
    Trata-se de urna das mais belas epopeias de amor que já foram concebidas.
    Tristão de Leónis, foi encarregado de ir à Irlanda pedir, para seu tio Marcus, rei de Cornualha, a mão de Isolda, a Loura. Por um erro fatal, eles bebem um filtro mágico, que desperta em seus corações uma paixão irresistível e eterna. Depois de se ter abandonado ao seu amor, Tristão esforça-se por aquecer Isolda, sem o conseguir. Mortalmente ferido. ele chama-a ao seu leito de morte, mas, em virtude dum equívoco, morre ao julgar-se abandonado por Isolda, que chega muito tarde.
 
 
 
MITO   &  REALIDADE
 
    Nesse belíssimo mito vamos encontrar um espelho que revela uma realidade que nos bate à porta, alertando-nos para a importância de distinguirmos em nossa cultura, o destino do feminino, chamando nossa atenção para as diferenças de formação psicológica entre homens e mulheres e, de como, no Ocidente, o amor romântico é quem define as relações entre os indivíduos ou pessoas.
 
 
      Qual o destino do feminino em nossa cultura?  
      Valores como sentimento (s), afinidade e consciência da alma foram praticamente banidos, isto é, expulsos de nossa cultura pela mentalidade patriarcal ?  
      As deusas foram destronadas e com elas seus valores, deixando-nos à mercê de um mundo masculinizado e em muitos casos brutalizado e estúpido.  
      No desenvolvimento humano priorizou-se o masculino em detrimento do feminino, desconsiderando-se diferenças importantes e necessárias.  
     A formação psicológica do homem e da mulher é distinta; o lado sentimental do homem e da mulher se desenvolvem diferentemente, e a experiência do relacionamento pôr ela vivenciado tem nuanças sutis que os homens não vivenciam da mesma forma.
 
 
     A maioria das mulheres despende em grande parte de suas energias no esforço de construir um relacionamento amoroso com um homem e lidar com sentimentos, idéias e reações que lhe são aparentemente incompreensíveis.
 
   O amor romântico é o maior sistema energético dentro da psique ocidental masculina. 
    Como fenômeno de massa, o amor romântico é peculiar ao Ocidente. O amor romântico não é apenas uma forma de amor, mas é todo conjunto psicológico - uma combinação de ideais, crenças, atitudes e expectativas. 
   Inconscientemente e conscientemente, predeterminamos como deve ser um relacionamento com outra pessoa, o que devemos sentir e mesmo o que devemos lucrar com isso.  
 O amor romântico não significa apenas amar alguém; significa estar apaixonado. Este é um fenômeno psicológico muito peculiar. Quando estamos apaixonados, acreditamos ter encontrado o verdadeiro sentido da vida revelado num outro ser humano.

    Esse conjunto psicológico inclui uma exigência inconsciente de que o nosso amante ou cônjuge nos alimente continuamente com esta sensação de êxtase e de emoção intensa.
    Com a típica presunção ocidental de estarmos sempre com a razão, achamos que o nosso conceito de amor, o amor romântico, deva ser o melhor. Mas se nós, ocidentais, formos realistas, teremos de admitir que o nosso enfoque do amor romântico não está funcionando bem.
 
    Apesar do êxtase que sentimos quando estamos apaixonados, passamos boa parte do nosso tempo com uma profunda sensação de solidão, alienação e FRUSTRAÇÃO CAUSADA PELA NOSSA INCAPACIDADE DE CONSTRUIR RELACIONAMENTOS AFETUOSOS, BASEADOS EM COMPROMISSOS. Culpamos geralmente os outros por terem falhado conosco; não nos ocorre que talvez sejamos nós que precisemos modificar nossas próprias atitudes inconscientes - as expectativas que alimentamos e as exigências que impomos aos nossos relacionamentos e às demais pessoas. 

   Esta é a grande ferida na psicologia ocidental, é o problema psicológico básico da nossa cultura. Jung disse que se descobrimos a ferida psíquica num indivíduo ou num povo, aí descobriremos também o caminho para a conscientização, pois é no processo de cura das nossas feridas psíquicas que acabamos por nos conhecer a nós mesmos.

 
 
       Somos a única sociedade a cultivar o ideal do amor romântico e a fazer do romance a base de casamentos e relacionamentos amorosos. 
  

      O ideal do amor romântico irrompeu na sociedade ocidental durante a IDADE MÉDIA, surgindo pela primeira vez na literatura no mito de TRISTÃO e ISOLDA. 
 

     Jung nos mostrou que quando um fenômeno psicológico marcante acontece na vida de um indivíduo, isto significa que um tremendo potencial inconsciente está emergindo, prestes a manifestar-se  ao nível da consciência. O mesmo é válido para as coletividades. Num determinado ponto da história de um povo, uma nova possibilidade surge do inconsciente coletivo; é uma nova idéia, uma nova crença, um novo valor ou, ainda, uma nova maneira de encarar o universo. Isso significa um bem em potencial, se puder ser integrado ao consciente, mas a princípio é assustador e até mesmo destrutivo. 

 

Professor Pardal, filósofo, terapêuta e pesquisador
 
 
 
ATENÇÃO
Viva a aventura da vida em toda a sua extensão...
 
A fita "A Torre dos Desejos" abre a possibilidade de um viver mais pleno e seguro.
 
Exercícios psíquicos nos moldes seguros do Imagick
 
Clicke na "Torre" ao lado para obter maiores informações.
 
 

 
 
Volta para "IMAGICK"
Vai para  "Menu Mitologia" 
 
 
5051398WebDesignerbyLuisScarparo
© JSN Projetos e Informática
 
 

Quem somos O Imagick A Cidade das Estrelas A Irmandade das Estrelas Programação de Atividades Nossa Turma (Biografias) Contatos / Redes Sociais Cursos e Vivências Cursos Imagick ao Vivo Cursos e Vivências em CDs Cursos e Vivências em DVDs Programe sua Mente Reprograme sua Mente Vivências Externas Consultas Online Consulta Gratuita de Tarot I Ching Gratuito Runas Grátis Consulta ao Mestre Nazareno Reicki a Distãncia Oráckulo - Mensagem do Dia Pantáculos Zodiacais O Baú Magicko da Bruxa Pratickas Saude Magicka Treinamentos Magickos Meditações Magickas Orações Magickas Pensamento Magicko Consultas Pessoais Consulta Particular de Tarot Regressão de Memória Criação de Pantáculos Artigos Novidades Psiquê Mágicka Sistemas Mágickos Artigos Intrigantes Mistérios Curiosos Tradições Religiosas Comportamento Mágicko Música Magicka Notícias Mágickas Divertimentos Magickos Matemática Curiosa Variedades Significativas Ilusões Magickas Paginas Selecionadas Boletins Magickos Midia Fotos Magickas Videos Magickos Livros e Publicações Links Parceiros Imagicklan Nossa História Amor Incondicional Anjos e Demônios Consultas Gratis Vossos Deuses Deuses Egípicios Tipos de Magia Ser Bruxa Imagens de Jesus Reprograme sua Mente Cura pelo Pensamento Poder da Palavra Programação Mental Vida Secreta de Jesus A Pessoa de Jesus Tratamento Vidas Passadas Sistemas Alternativos Ritual de Pacto de Amor Bruxarias Magickas Runas e Numerologia Inscrição