Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick

ENERGIAS DA VIDA

O PODER CURADOR DA NATUREZA


CAPÍTULO 4

A bioenergia no século vinte

 O século vinte pode ser visto como o do renascimento da medicina não-ortodoxa. Isso se deve em parte à grande influência da psicologia e à aceitação da existência de doenças psicossomáticas - e, mais do que tudo, pelo pensamento livre e não-dogmático de homens estranhos e muitas vezes excêntricos, que trabalharam sem a menor aprovação dos seus colegas mais bem-comportados.

Nos anos 20, Edward Bach, um bacteriologista inglês, largou seu trabalho e retirou-se para os lados selvagens de Gales para descobrir a veracidade das idéias de Hahnemann,ou seja, a força curadora das plantas e das árvores. Assim, acabou concluindo que "esses vegetais, preparados de uma forma especial, seja através da luz do sol forte ou na cozinha, podem curar efetivamente as desarmonias da personalidade e todos, os estados que estão além do físico."

Ao mesmo tempo, George Starr White introduzia a "cultura cosmoelétrica" nos Estados Unidos. Afirmava que era possível aumentar o crescimento de árvores e flores, a qualidade e a quantidade de frutas e a saúde dos homens através da "energização". E explicava: "Terra saudável dá comida saudável. Comida saudável, ingerida com moderação, cria corpos saudáveis. Corpos saudáveis resultam em mentes saudáveis. Mentes saudáveis pensam pensamentos saudáveis. Pensamentos saudáveis dão paz para o corpo e a alma."

Pouco depois, L. E. Eeman, um inglês, após estudar essa força curativa da natureza, afirmou que ela era mesmo polarizada, como dissera Reichenbach antes, sendo que o lado direito do corpo é positivo, e ò esquerdo, negativo. Pela ligação desses pólos opostos, através de um fio de cobre nas mãos, Eeman produzia um circuito completo que ajudava seus pacientes a relaxar. Inicialmente, Bernan pensou que o circuito devia ser, eletromagnético, mas experiências com seda - que é não condutor - mostraram que a energia envolvida no fenômeno não podia ser elétrica.

Mas, sem dúvida, a mais influente e controvertida figura nesta área foi Wilhelm Reich, nascido em 1897. Estudante de medicina após a I Guerra, juntou-se ao movimento psicanalítico, de Freud, em Viena. Anos depois, em 1928, entrou para o Partido Comunista Austríaco.

Reich levou, nessa época, as idéias de Freud ao extremo, concluindo que o orgasmo era a chave para a saúde mental e física. Em 1930 foi para Berlim, onde fundou a Associação Germânica para a Política Sexual Proletária, que lutava pela abolição de leis contra o aborto e o homossexualismo e pela publicação de informações corretas sobre o controle da natalidade. Em 1933 foi expulso do Partido Comunista e, no ano seguinte, da Associação Internacional de Psicanálise.

Prosseguiu seus estudos sozinho. No final dos anos 30, afirmou ter descoberto uma nova forma de energia, o "orgone". Ele era universal, um princípio criador, a base de todo amor e do prazer. Mas tirou-o também do plano fantástico ou metafísico ao dizer que ele era tangível e demonstrável. Afimou ter descoberto entidades chamadas bions, que faziam parte do orgone e, a partir dai, criou o acumulador de energia orgone. Este aparelho servia para acumular o orgone, sendo usado para propósitos terapêuticos, com o fim de controlar a saúde.

Durante os vinte anos em que viveu nos Estados Unidos, desde sua emigração durante a II Guerra até sua morte, Reich viveu numa espécìe de limbo, seguindo em suas pesquisas enquanto toda a ciência à sua volta permanecia surda ás suas afirmativas cada vez mais extravagantes. Seu medo de conduzir as pesquisas e mesmo sua sanidade foram postas em dúvida, e nenhum biólogo ou físico daquela época conseguiu repetir os resultados das suas pesquisas - isto é, isolar bions ou encontrar a energia orgone-, se é que algum biólogo ou físico chegou a fazer tal tentativa.

Em 1954, sua afirmativa de que os acumuladores de energia orgone podiam curar o câncer e outras doenças levou a instituição americana de defesa do consumidor (US Food and Drug Administration) a atacá-lo. Reich foi acusado de vender acumuladores sem licença e, com um fervor medieval, a instituição ordenou que "todos os acumuladores fossem desmontados e toda matéria-prima relativa à energia orgone fosse destruída, já que a energia orgone não existe."

Reich recusou-se a cumprir a lei, afirmando que políticos e governo não têm autoridade para "julgar sobre a energia pré-atômica primordial". Foi por isso preso e sentenciado a dois anos de prisão - onde morreu em 1957, transformando-se num mártir para os que acreditam na medicina não-ortodoxa.
 
 

 
Reprograme sua vida e encontre seu par ideal...  .

clicke no botão para saber como


 
 
 Vai para o próximo capítulo
 Volta para índice "Energias da Vida"
 Volta para índice Saúde Mágicka
 Volta para índice geral do Imagick

 


boletim@imagick.org.br



 
 
 
 

Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
Uma escola moderna de magia
(0xx) (11) 3813.4123
 
 
 
 

Página desenvolvida por:
Imagick Edições e Comunicações Visuais



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Quem somos O Imagick A Cidade das Estrelas A Irmandade das Estrelas Programação de Atividades Nossa Turma (Biografias) Contatos / Redes Sociais Cursos e Vivências Cursos Imagick ao Vivo Cursos e Vivências em CDs Cursos e Vivências em DVDs Programe sua Mente Reprograme sua Mente Vivências Externas Consultas Online Consulta Gratuita de Tarot I Ching Gratuito Runas Grátis Consulta ao Mestre Nazareno Reicki a Distãncia Oráckulo - Mensagem do Dia Pantáculos Zodiacais O Baú Magicko da Bruxa Pratickas Saude Magicka Treinamentos Magickos Meditações Magickas Orações Magickas Pensamento Magicko Consultas Pessoais Consulta Particular de Tarot Regressão de Memória Criação de Pantáculos Artigos Novidades Psiquê Mágicka Sistemas Mágickos Artigos Intrigantes Mistérios Curiosos Tradições Religiosas Comportamento Mágicko Música Magicka Notícias Mágickas Divertimentos Magickos Matemática Curiosa Variedades Significativas Ilusões Magickas Paginas Selecionadas Boletins Magickos Midia Fotos Magickas Videos Magickos Livros e Publicações Links Parceiros Imagicklan Nossa História Amor Incondicional Anjos e Demônios Consultas Gratis Vossos Deuses Deuses Egípicios Tipos de Magia Ser Bruxa Imagens de Jesus Reprograme sua Mente Cura pelo Pensamento Poder da Palavra Programação Mental Vida Secreta de Jesus A Pessoa de Jesus Tratamento Vidas Passadas Sistemas Alternativos Ritual de Pacto de Amor Bruxarias Magickas Runas e Numerologia Inscrição