Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick

ENERGIAS DA VIDA

O PODER CURADOR DA NATUREZA


CAPÍTULO 11

O surgimento de novas doenças

Na verdade, é difícil conceber coisas tão opostas quanto a medicina oriental e a ocidental.

O médico ocidental está basicamente interessado nos sintomas particulares de seu paciente - portanto, ele depende, precisa, de que a doença surja.

Já o médico chinês considera os sintomas irrelevantes. Para eles, "mesmo quando os sintomas são aliviados, se a condição fundamental que criou a doença não é modificada, esses sintomas do desequilíbrio vão reaparecer, sob a mesma forma ou outras". A meta do médico chinês, assim, é "o homem como um todo".

Sob toda a medicina chinesa existe o conceito de uma "energia vital" ou "força vital" - exatamente como em Paracelso, Mesmer, Reichenbach, Reich - que é chamada ch'i (ou ki, em japonês). O ch'i é visto como, energia universal, primária e polarizada - yang, positivo, e yin, negativo. Essa energia atravessa todo o corpo ao longo de doze circuitos energéticos: básicos, ou meridianos, que por seu lado estão conectados com cerca de setecentos pontos de acupuntura espalhados por todo o corpo.

Segundo William Tiller, da Universidade de Stanford (Estados Unidos), "foi descoberto que há energia nesses circuitos e que eles estão equilibrados uns com os outros, isto é, são uma equalização de energias. Esse é um dos aspectos-chaves de todo o problema, e a função da acupuntura seria estimular e levar energia de um ponto do circuito a outro, transferindo essa energia e reobtendo assim um sistema equilibrado. A doença surge como resultado de um desequilíbrio, como se não houvesse energia bastante passando por um meridiano. Assim, as glândulas associadas àquele ponto seriam um terreno favorável, como nutriente para uma bactéria crescer e florescer. Essa condição alterada de energia inevitavelmente leva a manifestações de doenças ao nível fisico."

Uma das críticas que são feitas ao pensamento chinês é a de que, apesar de tudo isso, eles não conseguiram erradicar as pragas que, no Ocidente, eram comuns na Idade Média, mas
que hoje desapareceram, como a - varíola, o tifo, a febre amarela. Isso realmente é verdade. Mas o ponto de
vista chinês é que, no total, as doenças não foram realmente erradicadas no Ocidente - apenas certos sintomas desapareceram. Hoje, praticamente não existem os sintomas que estavam relacionados com o tifo ou o escorbuto, mas existem os que estão relacionados com novas doenças, como a trombose, o câncer ou neuroses.

Segundo os chineses, enfim, uma pessoa que tenha. sua corrente energética equilibrada não vai ficar doente.

Mas o que determina um nível de equilíbrio nessa corrente?

Simplesmente, os aspectos da sua vida: o que come ou bebe; seu ajustamento emocional e psicológico; suas emoções; seus pensamentos; sua atividade profissional; o seu comportamento. Com isso, a saúde não pode ser obtida
através de um médico, uma injeção  ou uma pílula. O médico chinês pode influenciar temporariamente a força e o equilíbrio do ch'i de uma pessoa, mas, no fim, é o paciente quem precisa curar a si mesmo - o que só será feito pelo seu próprio modo de vida.

O tratamento com acupuntura consiste na "injeção" de energia através de pontos especiais nos meridianos que tenham uma deficiência de energia em relação à corrente energética do corpo como um todo.

Para o mesmo Tiller, "quando há um desequilíbrio num circuito e uma agulha é colocada no ponto apropriado, há quase uma força de sucção em torno da agulha até a estimulação necessária, que possibilita a passagem da energia. Se se tenta puxar a agulha muito cedo, ela não sai facilmente e a pele também é puxada em torno da agulha. É preciso fazer uma certa força para remover uma agulha sob essa condição. Por outro lado, quando o equilíbrio é restabelecido, as agulhas são extraídas sem dificuldade. De fato, elas praticamente saltam da pele."
 
 


Reprograme sua vida e seja saudável...  .

clicke no botão para saber como

 Vai para o próximo capítulo
 Volta para índice "Energias da Vida"
 Volta para índice geral do Imagick
 Volta para índice geral do Imagick
 


boletim@imagick.org.br



 
 
 
 
 
 

Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
Uma escola moderna de magia
(0xx) (11) 3813.4123
 
 
 
 

Página desenvolvida por:
Imagick Edições e Comunicações Visuais



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Quem somos O Imagick A Cidade das Estrelas A Irmandade das Estrelas Programação de Atividades Nossa Turma (Biografias) Contatos / Redes Sociais Cursos e Vivências Cursos Imagick ao Vivo Cursos e Vivências em CDs Cursos e Vivências em DVDs Programe sua Mente Reprograme sua Mente Vivências Externas Consultas Online Consulta Gratuita de Tarot I Ching Gratuito Runas Grátis Consulta ao Mestre Nazareno Reicki a Distãncia Oráckulo - Mensagem do Dia Pantáculos Zodiacais O Baú Magicko da Bruxa Pratickas Saude Magicka Treinamentos Magickos Meditações Magickas Orações Magickas Pensamento Magicko Consultas Pessoais Consulta Particular de Tarot Regressão de Memória Criação de Pantáculos Artigos Novidades Psiquê Mágicka Sistemas Mágickos Artigos Intrigantes Mistérios Curiosos Tradições Religiosas Comportamento Mágicko Música Magicka Notícias Mágickas Divertimentos Magickos Matemática Curiosa Variedades Significativas Ilusões Magickas Paginas Selecionadas Boletins Magickos Midia Fotos Magickas Videos Magickos Livros e Publicações Links Parceiros Imagicklan Nossa História Amor Incondicional Anjos e Demônios Consultas Gratis Vossos Deuses Deuses Egípicios Tipos de Magia Ser Bruxa Imagens de Jesus Reprograme sua Mente Cura pelo Pensamento Poder da Palavra Programação Mental Vida Secreta de Jesus A Pessoa de Jesus Tratamento Vidas Passadas Sistemas Alternativos Ritual de Pacto de Amor Bruxarias Magickas Runas e Numerologia Inscrição