Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick

O PODER CURATIVO
DA ORAÇÃO


 
                               Foto: Arsenio Hypollito Junior


Baseada em ensinamentos do médium americano Edgar Cayce, a pesquisadora Dorothée Koechlin de Bizemont traçou instigantes relações entre preces como o Pai-Nosso ou o Salmo 23 de Davi e seus efeitos curativos no sistema glandular.
 

Por Sérgio Mortari

 

O médium norte-americano Edgar Cayce, que em transe mediúnico fazia diagnósticos de doenças e indicava diversos tratamentos alternativos aos que o procuravam, pode, sem dúvida, ser reconhecido hoje como um dos pais da psicologia e da medicina holística. Já no século passado, ele acreditava que a cura das doenças não é um milagre, um feito paranormal ou uma fórmula única que serve para todos, mas um processo de harmonização das estruturas espiritual, mental, emocional e física.
 

Edgar Cayce

Tomando como base justamente a visão cayceana do poder da oração, Dorothée Koechlin de Bizemont fez a análise de uma versão dos versos do Pai-Nosso e do Salmo 23 de Davi em relação aos estímulos glandulares provocados e seus efeitos em termos de cura e equilíbrio do sistema endócrino, que resumidamente apresentaremos aqui.

Nesse relato considera-se que "Deus" é infinitamente bom, justo e amável e não poderia jamais induzir-nos a tentações, provocar doenças e sofrimentos, mas sim ser nosso guia para o caminho do bem e da saúde.
 

Ao nos defrontarmos com as tentações, estaríamos apenas fortalecendo nossa vontade em escolher seguir uma maneira saudável, e isso seria traduzido em aquisição de conhecimento. Afinal, Cristo, filho de Deus, veio ao mundo para, através do exemplo dado pela sua vida, indicar-nos como se consegue gratificação.

Seguindo esse raciocínio, Cayce orientou um grupo de pessoas para o conhecimento das vibrações energéticas geradas pelo recitar mentalmente, em silêncio, dessas duas formas litúrgicas cristãs, porque desta forma a energia divina flui melhor para o interior das glândulas. A hipófise, segundo tais ensinamentos, seria o próprio silêncio em sua mais alta manifestação de expressão de poder curativo.
 

A versão apresentada difere da que é ensinada no catecismo da Igreja católica, que visa apenas fazer com que a pessoa reze dentro dos padrões estabelecidos. De acordo com os estudos apresentados por Dorothée, seria essa a forma correta de fazer essas orações, por seu conteúdo esotérico - só compreensível pelos iniciados -, já que revela a realidade do que é a natureza divina.

No verso inicial "Pai Nosso que estais nos céus", provoca-se uma estimulação da hipófise ou glândula pituitária, que é a regente de todos os principais hormônios do corpo humano. Dentre as seis glândulas mais importantes do sistema endócrino, a hipófise anterior é a responsável pela produção de oito hormônios. Entre eles encontramos o responsável pelo crescimento, que exerce efeito generalizado sobre todas as células do corpo, pois aumenta não só o número de células mas também suas dimensões, o que resulta num crescimento geral de todos os tecidos. É a secreção excessiva deste hormônio do crescimento, causada por inúmeros fatores, que causa, ocasionalmente, o gigantismo, moléstia em que a pessoa tem sua altura física continuamente aumentada, ou a acromegalia, que é o crescimento exagerado das extremidades do corpo.
 

A glândula hipófise posterior secreta dois hormônios importantes: o antidiurético, que reduz o teor de água excretado nos rins com urina, e a ocitocina, que promove a concentração uterina, favorecendo a expulsão do feto durante o parto.

"Que teu nome seja saudado", segundo verso, e "por amor ao teu nome", oitavo verso da oração, a estimulação seria da glândula pineal. Estudos atuais procuram estabelecer sua relação de função para com a sexualidade e a pigmentação da pele,

"Que teu reino venha e que tua vontade seja satisfeita" vai estimular o metabolismo, pois está relacionado com a tireóide, a qual é responsável pela secreta da tiroxina, que aumenta a velocidade ou intensidade de quase todas as reações químicas em todas as células do corpo. Este hormônio faz com que se queimem todos os seus carboidratos disponíveis de forma muito rápida, reduzindo em seguida, de modo acentuado, as reservas de gordura. Como resultado, a pessoa que tiver uma produção excessiva de tiroxina costuma perder peso, algumas vezes de modo muito rápido. Por outro lado, a pessoa com a produção menor do que a normal freqüentemente vai apresentar problemas de obesidade. No sistema nervoso, o excesso desse hormônio provoca excitação dos reflexos e insônia; uma deficiência, por sua vez, pode fazer com que o indivíduo durma 12 a 15 horas seguidas por dia.
 

O hipertireoidismo é um excesso desse hormônio, que pode provocar a exoftalmia ou "olho esbugalhado", porque a quantidade de tecido por trás do globo ocular aumenta. Já o hipotireoidismo - a falta de tiroxina - pode provocar sonolência, apatia, bócio e, na infância, cretinismo.

A gônada é a glândula sexual que produz os gametas e secreta o hormônio masculino nos testículos (testosterona) e os femininos nos ovários (estrógeno e progesterona), sendo estimulada no recitar dos versos "Dê-nos como satisfazer os desejos de nossos corpos".

"Perdoe as transgressões como nós perdoamos as que foram cometidas e continuam a ser cometidas contra nós" envolve os estímulos às supra-renais, que secretam dois hormônios muito importantes: a aldosterona, responsável pelo conjunto de transformações sofridas dentro
 do organismo pelos sais minerais (metabolismo), e o cortisol, que converte os constituintes fundamentais das proteínas (aminoácidos) em glicose, queima as gorduras ou lipídios e diminui as inflamações; ambos são indispensáveis à vida. A hipertensão é uma doença causada pelo aumento da secreção de aldosterona.
 

As células de Leydig (glândulas de Lyden), que estão relacionadas com os aparelho genital. feminino e masculino, são pequenos grupos celulares contendo lipídios e cristalóides e estão relacionados coma secreção da testosterona. Elas são estimuladas pelos versos "Seja nosso guia nos tempos de problemas, de tempestades e tentações ".

"Conduze-nos pelos caminhos corretos" estimula o timo, glândula responsável pela formação do sistema imunológico antes do nascimento e logo após este, sendo depois atrofiada.

Segundo Cayce, a missão do médico vai além da função de diagnosticar doenças e medicar doentes, pois deve despertar no paciente esperança, autoconfiança e trazê-lo à consciência. É necessário que o paciente saiba que o seu sistema imunológico está diretamente relacionado com seu modo de vida, seus hábitos gerais, seus sentimentos, suas emoções, suas crenças e a forma como emprega seus conhecimentos intelectuais. Nossas emoções e sentimentos manifestam-se independentemente de nossa vontade, daí a necessidade de auto-conhecimento para trabalhá-los de maneira correta e saudável.
 

Uma forma extremamente relaxante, repousante e tonificadora é recitar o Salmo 23, procurando sentir a vibração energética emitida pelo conteúdo de seus versos, pois admitir sinceramente que "O Senhor, a energia universal, é o meu pastor, minha fonte primeira, e nada me faltará se me conduzir" é estar pleno de imunidade!

"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque estás comigo." (..:) "Bondade e misericórdia certamente me seguirão em todos os dias de minha vida; e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre" são versos que estimulam a hipófise. Vale lembrar ainda que o sistema endócrino em conjunto com o sistema nervoso controla o funcionamento interno dos diversos órgãos, através de uma rede de comunicação que percorre todo o corpo, levando mensagens nos dois sentidos - do corpo para a medula espinhal e o cérebro, e destes para o corpo. É o sistema nervoso que recebe estímulos, interpreta-os e ordena as respostas adequadas. Dessa forma, fica claro que, como a imunidade está relacionada com a atividade do sistema nervoso e este com o sistema endócrino, a estimulação benéfica de um atua no outro.
 

Por esta explanação sobre o ângulo terapêutico-espiritual da filosofia cayceana, o que se percebe é que ele situava o médico - e aqui entendido como aquele que tem o dom de curar, pois Cayce não era médico, e sim um paranormal que realizava curas - como um intermediário entre a matéria e o espírito, Pois se o paciente expõe para esse profissional seu lado doente, interno e externo, é sua responsabilidade maior promover a integração e harmonização de suas três estruturas para que o processo de autocura ocorra, neste caso através da oração.

Como recomendação final, vale lembrar ainda que, acompanhando o recitar em silêncio dos versos deve-se praticar uma respiração da seguinte forma, como alguém que se prepara para receber um amigo muito querido: aspirar o ar pela narina direita e expirar pela boca, três vezes. Em seguida, fazer o ar entrar pela narina esquerda e ser expirado pela narina direita. Todo esse ritual deve ser feito tendo-se a perfeita compreensão e conhecimento sobre a doença que o aflige, porque é a sua mente quem informa seu corpo o que está acontecendo com ele, uma vez que o corpo físico é apenas matéria sem inteligência própria.
 

                             Foto: Arsenio Hypollito Junior


 



Dr. Sergio Mortari
(Homeopatia / Acupuntura)
São Paulo SP
Tel: (11) 5542 4022

                                                                       .                                   

Imagens processadas e otimizadas pela Equipe AZ
do Imagick Edições e Comunicações Visuais


 



 
 
 
Leia o livro básico do Imagick
SÍNTESE MÁGICKA
De autoria dos fundadores
do Instituto

 
Peça o seu no nosso 
Departamento de Suprimentos
email: imagick@imagick.org.br

 
  Volta para índice "Saúde Mágicka"
  Vai para índice "Páginas Mágickas" 


Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
tel: (0xx).(11).3813.4123


 
 


Quem somos O Imagick A Cidade das Estrelas A Irmandade das Estrelas Programação de Atividades Nossa Turma (Biografias) Contatos / Redes Sociais Cursos e Vivências Cursos Imagick ao Vivo Cursos e Vivências em CDs Cursos e Vivências em DVDs Programe sua Mente Reprograme sua Mente Vivências Externas Consultas Online Consulta Gratuita de Tarot I Ching Gratuito Runas Grátis Consulta ao Mestre Nazareno Reicki a Distãncia Oráckulo - Mensagem do Dia Pantáculos Zodiacais O Baú Magicko da Bruxa Pratickas Saude Magicka Treinamentos Magickos Meditações Magickas Orações Magickas Pensamento Magicko Consultas Pessoais Consulta Particular de Tarot Regressão de Memória Criação de Pantáculos Artigos Novidades Psiquê Mágicka Sistemas Mágickos Artigos Intrigantes Mistérios Curiosos Tradições Religiosas Comportamento Mágicko Música Magicka Notícias Mágickas Divertimentos Magickos Matemática Curiosa Variedades Significativas Ilusões Magickas Paginas Selecionadas Boletins Magickos Midia Fotos Magickas Videos Magickos Livros e Publicações Links Parceiros Imagicklan Nossa História Amor Incondicional Anjos e Demônios Consultas Gratis Vossos Deuses Deuses Egípicios Tipos de Magia Ser Bruxa Imagens de Jesus Reprograme sua Mente Cura pelo Pensamento Poder da Palavra Programação Mental Vida Secreta de Jesus A Pessoa de Jesus Tratamento Vidas Passadas Sistemas Alternativos Ritual de Pacto de Amor Bruxarias Magickas Runas e Numerologia Inscrição