Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick

NOSSA TURMA

Saint Martin
Louis Claude de Saint Martin
(Amboise, França, 18 de janeiro de 1743 - Aunay, França, 13 de outubro de 1803)


 

Filósofo e ocultista, 
conhecido como 
"Le Philosophe Inconnu"
pseudônimo sob o qual 
foram publicadas suas obras. 

Filho de uma família nobre mas pobre seguiu os desejos do pai estudando leis no Collègede Pontlevoy, mas embora fisicamente frágil e predisposto a especulações mentais, mudou a carreira pela de soldado, ingressando no exército onde alcançou a graduação de oficial. 

Filho de uma família nobre mas pobre seguiu os desejos do pai estudando leis no Collègede Pontlevoy, mas embora fisicamente frágil e predisposto a especulações mentais.

Ainda muito jovem, ficou órfão de mãe e, devido aos conflitos com seu pai, não teve uma infância muito feliz, crescendo em sua alma a ardente aspiração a uma vida superior. 

A falta de amor no ambiente familiar o induziu a buscar o amor de Deus. Porém, logo seguiu a carreira  de soldado, ingressando no exército onde alcançou a graduação de oficial. 

Anteriormente havia incursionado na maçonaria e no estudo da filosofia. 

Quando seu regimento se encontrava em Bordéus, conheceu o novo sistema de ritos maçônicos criado por Mártires de Pasqually que ensinava um misticismo de caráter hermético/ cabalístico, chegando a ser seu principal discípulo e propagandista. 

A idéia da Reintegração da Humanidade, proposta por Pasqually, atraiu fortemente Saint-Martin. Sua vida tomou um novo rumo quando ele teve contato com o "Agente Incógnito", um Ser pertencente aos planos superiores e que havia deixado seu selo na Loja de Lyon, cujos ensinamentos causaram em Saint-Martin profunda impressão. Na escola de Martinès em Lyon, o caminho que conduzia ao Iluminismo levava à prática da "magia cerimonial". 

Foi assim iniciado em 1768 na ordem mística Elus-Cohens criada por seu mestre, nela alcançou o grau de rosa-cruz e templário. 

Tendo ampliado seus conhecimentos com leituras intensivas de Swedenborg em 1771, abandonou o exército convertendo-se em um orador místico. Sua habilidade oratória o fez logo favorito dos salões parisienses conseguindo despertar um amplo interesse pelo misticismo, a filosofia e o hermetismo. 
 

Entre 1782 e 1787 visitou a Itália e a Suíça e possivelmente a Rússia. 

Em 1787 viajou para Londres onde conheceu o astrônomo Herschel e o místico suíço William Law, grande intérprete de Boehme. 

Em 1788 travou amizade em Estrasburgo com Charlotte de Boecklin que o iniciou nas obras de Boehme. 

Escreveu diversos livros, sob o pseudônimo de "Filósofo Desconhecido". Influenciou diversos nobres franceses e europeus, criando uma sociedade iniciática, conhecida como Sociedade dos Filósofos Desconhecidos. No início de 1800, sua doutrina já alcançava diversos países europeus, como Alemanha, Rússia e na própria França.

Seus últimos anos passados em Aunay foram dedicados a escrever suas obras e à tradução das de Boehme. Embora não tivesse sido sujeito a perseguições em conseqüência de suas opiniões (salvo uma prisão durante a Revolução Francesa), sua propriedade foi confiscada devido a sua posição social. 
 

Publicamente um católico estrito mas seu primeiro livro foi colocado no Index.

Saint-Martin que rodeado pelos horrores da Revolução Francesa soube difundir na França o alto espírito do misticismo, desenvolveu as teorias de Martines de Pasqually, juntando-lhes um rasgo de gênio que havia faltado a seu mestre. Unificou seus ensinamentos com os de Boehme e Swedenborg e plasmou uma doutrina filosófica própria, o martinismo, que alcançou notável desenvolvimento e grande numero de adeptos.

Saint Martin escreveu as seguintes obras: 
 
"Dos Erros e da Verdade"
A tese desse livro é a de que pelo conhecimento de sua própria natureza o homem pode alcançar o conhecimento do seu Criador e de toda a criação, bem como as leis fundamentais do Universo, das quais encontra reflexo na lei feita pelo homem. Sob essa luz foi mostrada a importância do livre-arbítrio;

"Ecce Homo"
Saint-Martin adverte para o perigo de buscar a excitação das emoções das experiências mágicas de baixo nível, das premonições, dos diversos fenômenos que não passam de expressões de estado psico-físicos anormais do ser-humano.
 

"Tábua Natural das Relações que existem entre Deus, o Homem e a Natureza"
O homem teria sido privado de suas aptidões e seus meios superiores por ter mergulhado na matéria tão profundamente que nisso perdeu a consciência de sua natureza original, que tinha antes da queda e que era um reflexo da imagem de Deus. Com essa queda o homem ter-se-ia afastado do quadro de seus próprios direitos e deixaria de ser um elo entre Deus e a natureza;

"O Homem de Desejo"

Nessa obra vemos a influência da doutrina de Boehme. Essa obra lembra um dos salmos que exprime o ardor da alma para com Deus e deplora a alma do homem, seus erros e pecados, sua cegueira e sua ingratidão. 
 

Nessa obra, Saint-Martin viu a possibilidade de um retorno do homem a seu estado primitivo. Mas esse retorno só seria possível com o abandono da vida do pecado e seguindo os ensinamentos do Redentor Jesus Cristo, o Filho de Deus, que desceu das alturas de Seu trono celestial por amor a toda humanidade;
 

"O Novo Homem"
Nesse livro é tratado o pensamento como um órgão de renascimento que permite penetrar no mais profundo do ser humano e descobrir a verdade eterna de sua natureza. 
 

A alma do homem é um pensamento de Deus.

"Do Espírito das Coisas"
Nesse livro o autor declara que o homem, criado à semelhança de Deus, pode penetrar no seio do Ser que está oculto por toda a Criação e que, graças a sua clara visão interior, ele é capaz de ver e reconhecer as verdades de Deus depositada na Natureza. A luz interior é um reflexo que ilumina as formas;

"O Ministério do Homem Espírito"
Aqui o Filósofo Desconhecido completa todas as indicações precedentes, apresentando um objetivo que não é diferente, qual seja, o da ascenção de uma alta montanha. O homem escala impelido por uma necessidade interior e no antegozo da vitória, que traz a liberdade após tribulações e sofrimentos. É a volta do filho pródigo ao Pai, sempre cheia de caridade e perdão. Isso é alcançar a unidade perfeita com Ele: "O Pai e eu somos um";

"Dos Números"
Trata-se de uma obra inacabada, mas contém muitas indicações importantes que não poderiam ser encontradas em outra parte. 
 

Ele analisou os números de um ponto de vista metafísico e místico. Nos números encontrou uma confirmação da queda e do renascimento do homem;

"O Crocodilo"
Descreve , através de um poema épico de 102 cantos, a maneira como o mal se insinua nas coisas sagradas e com perfídia ele destila seu veneno para destruir aqueles que são cegos e insensíveis. 
 

Mas o mal dispõe de um tempo limitado e pode ser facilmente reconhecido por sinais discerníveis; não pode iludir aqueles que têm a visão da consciência, que observa, e são cavalheiros de nobres desígnios;

"Nova Revelação" 
Saint-Martin trata nessa obra do livre-arbítrio. O homem pode alcançar toda a verdade pelo conhecimento de sua própria natureza mediante todas as aptidões que ele tem: físicas, intelectuais e espirituais. Deve compreender profundamente a ligação que existe entre sua consciência e seu livre-arbítrio;

Nas obras póstumas do Filósofo Desconhecido foram publicados certos escritos curtos de sua autoria, dentre os quais são destaques: "Pensamentos Escolhidos, numerosos fragmentos éticos e filosóficos, poesias incluindo "O Cemitério de Amboise", "Estrofe Sobre a Origem e o Destino do Homem", além de meditações e preces. 
 

Louis-Claude de Saint-Martin era um cavalheiro empenhado na busca da luz. Foi reconhecido como um dos maiores místicos da França, mas a obra de sua vida não se limitou às coisas que escreveu. Toda a sua existência foi dedicada à idéia de um grande renascimento da humanidade e ele desencadeou um eco profundo, não somente na França mas também no Oeste e no Leste da Europa.

Sua inclusão por autores ocultistas franceses entre os expositores da cabala encontra a oposição de A. E. Waite que embora aceite que algumas de suas doutrinas possuem certo caráter cabalístico, defende que não existem testemunhos de que o filósofo tivesse cultivado a literatura cabalística, encontrando nele  poucas condições de ser considerado
como cabalista. 


 
Esta página é assinada pelos fundadores do Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
Zelinda Orlandi Hypolito
e Arsenio Hypollito Junior


Qualquer consulta poderá ser efetuada clickando na figura ao lado



 
.
Reprograme a sua vida!!!...
SUGESTÕES MÁGICKAS
os Cds que alteram comportamento 
sem que você tenha que fazer o menor esforço.


 

Clicke na foto ao lado 
para obter maiores informações.


 
Volta para "Nossa Turma"
Vai para "Produtos Mágickos"
 
 
   

Vai para Índice Geral Imagick
 


Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
0xx-11-3813.4123
 
 
 
 
 
 


Página criada por
Imagick Edições e Comunicações Visuais
 
 
 

.




Quem somos O Imagick A Cidade das Estrelas A Irmandade das Estrelas Programação de Atividades Nossa Turma (Biografias) Contatos / Redes Sociais Cursos e Vivências Cursos Imagick ao Vivo Cursos e Vivências em CDs Cursos e Vivências em DVDs Programe sua Mente Reprograme sua Mente Vivências Externas Consultas Online Consulta Gratuita de Tarot I Ching Gratuito Runas Grátis Consulta ao Mestre Nazareno Reicki a Distãncia Oráckulo - Mensagem do Dia Pantáculos Zodiacais O Baú Magicko da Bruxa Pratickas Saude Magicka Treinamentos Magickos Meditações Magickas Orações Magickas Pensamento Magicko Consultas Pessoais Consulta Particular de Tarot Regressão de Memória Criação de Pantáculos Artigos Novidades Psiquê Mágicka Sistemas Mágickos Artigos Intrigantes Mistérios Curiosos Tradições Religiosas Comportamento Mágicko Música Magicka Notícias Mágickas Divertimentos Magickos Matemática Curiosa Variedades Significativas Ilusões Magickas Paginas Selecionadas Boletins Magickos Midia Fotos Magickas Videos Magickos Livros e Publicações Links Parceiros Imagicklan Nossa História Amor Incondicional Anjos e Demônios Consultas Gratis Vossos Deuses Deuses Egípicios Tipos de Magia Ser Bruxa Imagens de Jesus Reprograme sua Mente Cura pelo Pensamento Poder da Palavra Programação Mental Vida Secreta de Jesus A Pessoa de Jesus Tratamento Vidas Passadas Sistemas Alternativos Ritual de Pacto de Amor Bruxarias Magickas Runas e Numerologia Inscrição