Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick

NOSSA TURMA

Ignácio
Ignácio da Silva Telles
(São Paulo,  7 de abril de 1916 - )


 
"Acordar!... fazer cair os sete véus que encobrem nossos sentidos, para que os nossos olhos se abram como se pela primeira vez na vida estivessem se abrindo..."

Este é o apelo emocionado do mestre aos seus discípulos, chamando-os com insistência para um mundo onde a Beleza é a mensageira da Divina Consciência Cósmicka... 

Antes de prosseguirmos, queremos ressaltar que o Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick tem a filosofia humanista, ensinada pelo Mestre Ignácio da Silva Telles, como um dos pilares fundamentais de seu sistema mágicko.

Ele nasceu em São Paulo, no dia 7 de abril de 1916, filho de Goffredo Teixeira da Silva Telles e de Carolina Penteado da Silva Telles.

Formou-se em Filosofia na Faculdade de Filosofia de São Bento em 1938, e em Direito, na Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco, em 1939.

Dedicou toda sua vida exclusivamente ao ensino, iniciando sua carreira em 1936.

Foi Professor Assistente da cadeira de Psicologia, Lógica e Estética da Faculdade de Ciências e Letras Sedes Sapientiae - PUC São Paulo.

Foi Professor convidado pela Escola Politécnica - USP por quinze anos e também pela Escola de Jornalismo Cásper Líbero e pela Universidade Mackenzie.

Em 1964 tornou-se Livre Docente de Teoria Geral do Estado na Faculdade de Direito da USP, onde lecionou até 1984.

Além dessas atividades acadêmicas, ministrou inúmeros cursos livres em Instituições como o Museu de Arte de São Paulo, a Associação Palas Athena, assim como, durante oito anos, deu cursos pelo Instituto Brasileiro de Filosofia na Biblioteca Mário de Andrade. Esses cursos eram, preferencialmente, sobre Filosofia da História, Mitologia Grega, Simbologia das Religiões e Religiões Comparadas.

Na televisão, em 1961, ministrou um curso de quatro meses na TV Record sobre "Regimes Políticos da Atualidade", e em 1967-8 teve um programa na TV Gazeta sobre "Atualidades Culturais e Políticas do Mundo", pelo qual recebeu o Prêmio de Melhor Programa Cultural do Ano.

Participa de várias entidades culturais, sendo membro titular e fundador do "Instituto Brasileiro de Filosofia", do "Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo" e do "Ateneu Paulista de História". Pertence à "Ordem dos Cavaleiros de São Paulo", à "União Brasileira de Escritores" e à "Ordem dos Advogados do Brasil".

Criou, em 1967, o Centro de Estudos Schola, cujos objetivos estavam ligados ao desenvolvimento intelectual e espiritual do Homem. Sob sua direção, Schola ofereceu um grande número de cursos livres na área da Cultura Humanística, convidando para tal inúmeros professores universitários nacionais e estrangeiros.

O "espírito" da Schola, que sempre esteve presente em seus cursos, nas centenas de palestras e conferências que proferiu e em toda sua atividade acadêmica, concretizou-se, de maneira mais permanente, em seus escritos e em seus livros.

Seus principais trabalhos publicados são:
- "Considerações sobre a História dos Municípios Brasileiros" - 1958.
- "O Império Português, Vitória do Espírito".
- "Pensamento Político de Santo Agostinho".
- "Conceito de Democracia no Mundo Contemporâneo".
- "A Experiência da Democracia Liberal".
- "Que Estais no Céu..."
- "Páginas de uma Vida".
- "Andanças pelo Sertão Grande".
- "Vivência e Reflexão".
- "Forjadores Espirituais da História".

Ministrou cursos que ficaram famosos, como:
- "Filosofia da História"
- "Revolucionários do Espírito".
- "Mitologia".
- "Cosmogonia"".
- "Cidades Sagradas".
- "O Espírito da Terra".
- "A Arte de Tornar-se Humano".
- "O Segredo das Catedrais Góticas"
- "Religiões Comparadas"
- "Simbologia das Religiões"

Em 1991 foi eleito Membro da Academia Paulista de Letras para a cadeira de número cinco, cujo patrono é Eduardo Prado. Foi recepcionado pelo Acadêmico e Poeta Paulo Bomfim.

Casou-se em 1937 com Helena Marina Penteado de Rezende, filha do Professor e Diretor da Faculdade de Direito de São Francisco - USP, Dr. Gabriel de Rezende Filho, e de Marina Penteado de Rezende; tem quatro filhos, onze netos e dez bisnetos.


Os Símbolos

por Ignácio da Silva Telles

 

Os místicos de qualquer parte do mundo e a qualquer tempo, formados por culturas as mais dispares e por religiões aparentemente até contraditórias, vivem todos à busca da verdade que se encontra atrás da aparência das coisas.

No fundo, é nesta busca que consiste o Esoterismo. Por essa razão, facilmente se compreende que um mesmo espirito inspira a mensagem esotérica das civilizações as mais diversas, desde a milenar civilização chinesa ainda viva nos dias atuais, misteriosamente, como a hindu, em plena fase de juventude, até a dos malas e a dos astecas, e todas as demais.

Há como que uma cordilheira de pensamento varando os tempos, sobre a qual se estende a mesma linha de espiritualidade, iluminando os píncaros. É um "universalismo espiritual" na expressão do Rabino André Zaoni. Tão antigo e sempre novo. Pensamento alado que não se capta, porque uma vez captado, deixa de ser; pensamento alado à espera de ser surpreendido em pleno vôo, voando nós com ele, o quanto pudermos, se pudermos.

Quem tem olhos, que veja; quem tem ouvidos, que ouça; quem tem asas, que voe. O místico jamais é uma pessoa aquietada. Está sempre de partida. Mesmo vivendo aparentemente em total quietude, pois que as contingências do mundo prosaico mal o perturbam, estará sempre de partida em demanda da verdade que se esconde no mais profundo de cada um de nós. Dai, a quantidade de histórias, plenas de realidade, daqueles que partem em busca da Terra Prometida, ou em demanda doSanto Graal, ou em busca do Tosão de Ouro, ou em busca do encantado reino do Prestes João. Na mesma linha de simbologia, as histórias daqueles heróis que entregam sua vida na procura da Princesa Distante, Ia Princesse Loyntaine dos trovadores medievais.3s

Os místicos procuram o nomenon, atrás do fenômeno. Em suma, procuram surpreender, nem que seja num relance, a participação do Belo, atrás e além das coisas belas. Tudo é sombra de alguma realidade mais alta, que por sua vez é sombra de outra realidade ainda mais alta, sombra de sombra de sombra... Mas tudo aponta na direção da verdade maior. Portanto, para eles, todas as coisas do mundo são símbolos. Se a realidade mais alta não se manifesta, nem por vislumbre, a culpa reside nos olhos obumbrados do espectador, olhos encobertos de sete véus. Tirar as coisas da sombra é o anseio de todo místico. Tirar da sombra é des-(I)umbrar. Qualquer objeto, por mais trivial, seja físico ou mental, se for surpreendido fora da sombra, transfigura-se num ser des-lumbrante. 0 buscador da verdade, nesse caso, mergulha em deslumbramento, nem que seja por alguns rápidos instantes, mas instantes que servirão para iluminar as trilheiras de sua vida.

Entretanto, para os racionalistas, a única verdadeira realidade é a informação que os sentidos percebem e que a razão, baseada nessa informação, consegue explicar. Agarram-se, como se fosse uma questão de honra para o ser humano intelectualizado, agarramse ao plano do fenomenal. Completamente cegos e surdos, teimam em ficar nesse rasteiro do mundo.

Dificilmente hão de entender, esses melancólicos adoradores de deuses nemródicos, que símbolos, tanto em números, sons, formas, cores, perfumes, palavras, pedras, flores, ventos, ondas, movimentos, madrugadas, e tanto e tudo mais, não são criações aleatórias, às quais se pretenda, por convenção, atribuir alguma significação arbitrária. Enquanto racionalistas, jamais entenderão que o símbolo se pode compreender mas jamais explicar; que o símbolo des-vela a coisa na concreção de seu ser, isto é, des-cobre o sentido mais profundo e verdadeiro das coisas. Jamais entenderão, enquanto racionalistas, que tudo que existe no mundo é símbolo, tudo é sombra de alguma realidade mais verdadeira.

A quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir, todo símbolo transfigura a percepção da coisa mais prosaica numa surpreendente e luminosa aventura do espírito.

Os místicos, que formam uma única viva comunidade no mundo inteiro, devem dizer em suas orações, de uma forma ou de outra: "Ó Senhor, ajude-nos a fazer cair os sete véus que encobrem nossos sentidos, para que nossos olhos se abram como se, pela primeira vez na vida, estivessem se abrindo" - e talvez então possamos exclamar como Jacó naquela sua madrugada "mas olha que coisa extraordinária! O Senhor está neste lugar e eu não sabia!"
 



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Zelinda Orlandi Hypolito
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