Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
..
As mulheres e o Cabelo

Um caso de amor eterno
.
Por Ademir Carvalho Leite Junior
.

Mulheres costumam ter um eterno caso de amor com seus cabelos. Antes mesmo de nascerem, não é incomum ver mães, pais, avós e tios comprando fitas, laços, tiarinhas, presilhas e tudo que existe no mercado para ornar os finos e delicados cabelos das meninas – assessórios que muitas vezes já estão colocados antes mesmo que as bebês saiam da maternidade.

Nos primeiros anos as meninas aprendem a cuidar das madeixas, a penteá-las, prendê-las e valorizar o penteado. Algumas, seguindo os passos das vaidosas mães, já utilizam, além do xampu, condicionadores e demais tipos de creme para deixá-los bonitos e hidratados.

Quando chegam à adolescência, muitas delas são apresentadas às tinturas e colorações capilares. Fazem mechas, reflexos, luzes, tingem o os cabelos com cores diferentes (em alguns casos, bem extravagantes). 

É nessa fase da vida que as jovens passam a cuidar mais dos cabelos, escolhendo cortes da moda e adereços que valorizem sua beleza e feminilidade. Passam a conhecer os métodos mais variados para deixar os cabelos mais bonitos, como escovas e chapas, e aprendem a aumentar ou diminuir o volume capilar pelo penteado. Procuram dicas de cabeleireiros e seguem as mais variadas tendências de moda presentes na mídia. E esse cuidado com os cabelos continua pelo resto da vida. 

É normal perceber que algumas mães optam por escolher o período gestacional para usar cabelos mais curtos, o que também costuma ocorrer com as mulheres mais maduras. Geralmente a escolha é feita levando em conta a praticidade proporcionada pelos curtos. 

O fato é que as mulheres preocupam-se com pontas duplas, ressecamento e excesso de química, pois tudo isso pode deixar o cabelo mais fraco e quebradiço. Secador, escovas feitas freqüentemente e chapa muito quente provocam danos capilares a que todas devem estar atentas.

Recentemente, tive o prazer de levar minha avó de 82 anos ao cabeleireiro, pois ela queria tingir seus já cansados cabelinhos, o que prova que a preocupação das mulheres com seus cabelos extrapola qualquer faixa etária. O mais engraçado é que meu avô foi junto: não queria que ela escolhesse uma cor muito escura (isto é o que dá estar há mais de 60 anos casados). 

Em suma, as mulheres nascem, crescem e vivem cuidando dos cabelos. É uma verdadeira relação de amor com esse componente tão importante da pele e do corpo. 

Por isso, a queda capilar feminina deve ser motivo de cuidado e respeito por parte dos profissionais da área: médicos, esteticistas, cabeleireiros etc. Ao médico cabe fazer uma avaliação detalhada da paciente e levar em conta qualquer tipo de queixa, já que perder os cabelos, para a mulher, é muitas vezes tão sofrido quanto perder um membro. Aquela que enfrenta a calvície sente sua auto-estima diminuir e sua feminilidade se esvair a cada fio perdido, a cada vez que percebe seu volume capilar diminuindo. 

 Dr. Ademir Carvalho Leite Júnior 
formou-se médico pela Faculdade de Medicina de Itajubá (MG). 
É dermatologista e foi estagiário na Clínica de Hiperandrogenismo do 
Departamento de Endocrinologia e Metabolismo da Universidade da Virgínia. 
Tem pós-graduação em Medicina Estética pela 
Fundação Técnico Educacional Souza Marques/Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME).
 
 
 Volta para página inicial 
 Vai para atividades do mês
 Volta para Índice Geral do Imagick
boletim@imagick.org.br
 
 


Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
Uma escola moderna de magia
(0xx) (11) 3813.4123
 
 
 


Página desenvolvida por:
Imagick Edições e Comunicações Visuais



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Quem somos O Imagick A Cidade das Estrelas A Irmandade das Estrelas Programação de Atividades Nossa Turma (Biografias) Contatos / Redes Sociais Cursos e Vivências Cursos Imagick ao Vivo Cursos e Vivências em CDs Cursos e Vivências em DVDs Programe sua Mente Reprograme sua Mente Vivências Externas Consultas Online Consulta Gratuita de Tarot I Ching Gratuito Runas Grátis Consulta ao Mestre Nazareno Reicki a Distãncia Oráckulo - Mensagem do Dia Pantáculos Zodiacais O Baú Magicko da Bruxa Pratickas Saude Magicka Treinamentos Magickos Meditações Magickas Orações Magickas Pensamento Magicko Consultas Pessoais Consulta Particular de Tarot Regressão de Memória Criação de Pantáculos Artigos Novidades Psiquê Mágicka Sistemas Mágickos Artigos Intrigantes Mistérios Curiosos Tradições Religiosas Comportamento Mágicko Música Magicka Notícias Mágickas Divertimentos Magickos Matemática Curiosa Variedades Significativas Ilusões Magickas Paginas Selecionadas Boletins Magickos Midia Fotos Magickas Videos Magickos Livros e Publicações Links Parceiros Imagicklan Nossa História Amor Incondicional Anjos e Demônios Consultas Gratis Vossos Deuses Deuses Egípicios Tipos de Magia Ser Bruxa Imagens de Jesus Reprograme sua Mente Cura pelo Pensamento Poder da Palavra Programação Mental Vida Secreta de Jesus A Pessoa de Jesus Tratamento Vidas Passadas Sistemas Alternativos Ritual de Pacto de Amor Bruxarias Magickas Runas e Numerologia Inscrição