BOLETIM IMAGICK

Encontrado o Túmulo de Moisés na Caxemira


    Encontramos na Bíblia cinco pontos de referência que nos levam ao túmulo de Moisés (cf. Deuteronômio 34): as planícies de Moab, o monte Nebo nas montanhas de Abarim, o cume do monte Pisga, Bet-peor e Hesebon. A "terra prometida" foi expressamente reservada para os filhos de Israel e não para todos os hebreus (Números 27,12). Esta terra deve se situar além do rio Jordão. Se fosse possível encontrar os lugares acima mencionados, também seria possível localizar a "terra prometida".

    Literalmente, Bet-peor significa "lugar que se abre", como um vale, por exemplo, que se abre numa planície. O rio jhelum, situado ao norte de Caxemira, chama-se "Behat" em persa, e a pequena cidade de Bandipur, situada onde o vale do Jhelum se abre para a vasta planície do lago Wular, chamava-se antigamente Behatpoor. Bet-peor transformou-se em Behat-poor, hoje Bandipur, na região de Tehsil Sopore, a 80 quilômetros ao norte de Srinagar, capital de Caxemira. A aproximadamente 18 quilômetros de Bandipur, existe o pequeno povoado de Hasba ou Hasbal, que parece ser a Hesebon mencionada na Bíblia (Deuteronômio 4,46), em conexão com Bet-peor e Pisga. Nos rochedos de Pisga (hoje Pishnag), ao norte de Bandipur e somente a 1,5 quilômetro da cidade de Aham-Sharif, existe uma fonte famosa por suas qualidades medicinais. Na Bíblia, o vale e as planícies de Mowu são chamados de planícies de Moab, terra ideal para pastagens, a cerca de cinco quilômetros ao norte do monte Nebo. O monte Nebo, também conhecido como Baal Nebu ou Niltoop, ocupa um lugar de destaque na cordilheira de Abarim e oferece uma vista maravilhosa da cidade de Bandipur e de todo o planalto de Caxemira, sendo sempre mencionado no contexto de Bet-peor. Como se vê, todos os cinco nomes encontram-se bem próximos uns dos outros.

    "E o senhor lhe disse: Esta é a terra que jurei dar a Abraão, a Isaac e a Jacó, dizendo: “Eu a darei à tua descendência". Eu a mostrei aos teus olhos; tu, porém, não atravessarás para lá. Então Moisés, o servo do Senhor, morreu ali, nas terras de Moab, de acordo com a palavra do senhor. E ele o sepultou no vale, na terra de Moab, defronte a Bet-peor; e até hoje ninguém sabe onde é a sua sepultura." (Deuteronômio 34,4-6).

    São doze quilômetros de estrada, de Bandipur até Aham-Sharif. Dali até o povoado de Booth, ao sopé do monte Nebo, é preciso ir a pé. A escalada é feita em uma hora por uma íngreme vereda, pouco visível, tomando-se a direção do oeste. O contorno da montanha e sua luxuriante vegetação lembram as colinas da Europa. Após cruzar vários campos, chega-se á aldeia de Booth, situada á base do monte Nebo ou Baal Nebu como é chamado pelos habitantes da região. O vigia responsável pelo cemitério chama-se "Wali Rishi" e está encarregado de guiar os turistas a um jardim aberto, que fica um pouco acima da cidadezinha, onde foi construído um pequeno mausoléu, túmulo de uma santa islâmica eremita, Sang Bibi, e de duas de suas adeptas. Bem perto, á sombra da pequena construção de madeira depara-se com um marco de pedra, sob forma de coluna, elevado a um metro do solo e completamente recoberto de ervas. Esse é o túmulo de Moisés.
 

A sepultura de Moisés e seu guardião (Wali Rishi)

    "Wali Rishi" explica que os Rishis reverenciam o túmulo há mais de 2 700 anos. Esse túmulo encontra-se perto da planície de Moab, próximo ao cume do Pisga, na montanha do Nebo, do outro lado de Bet-peor e, nesse ponto, tem-se uma vista magnífica de uma terra florescente e sempre verde, onde "corre o leite e o mel", um verdadeiro paraíso. Nessa área, como em outras regiões de Caxemira, existem numerosas localidades com nomes bíblicos, alguns dos quais chamados "Muquam-i-Musa", isto é, "o lugar de Moisés". Ao norte de Pisga, existe um pequeno lugarejo do mesmo nome (Deuteronômio 4,44-49) hoje chamado Hasbal; ao sul de Srinagar, em Bijbihara, existe um lugar às margens do rio, conhecido como "Banho de Moisés", de onde se pode admirar uma pedra mágica chamada Ka-Ka-Bal ou Sangi-Musa (pedra de Moisés) com aproximadamente 70 quilos. A lenda diz que esta pedra tem o poder de levitar e permanecer a um metro do solo se onze pessoas a tocarem com um dedo, pronunciando, ao mesmo tempo, a fórmula mágica "ka-ka, ka-ka". Tanto o número onze como a Pedra representam as tribos de Israel.

    Um outro lugar que recebeu a influência do nome de Moisés encontra-se perto de Auth Wattu (os oito caminhos), nas proximidades de Handwara Tehsil. Os rochedos junto á confluência dos rios Jhelum e Sindh (não o Indo), ao norte de Srinagar, perto de Shadipur, foram batizados com o nome de Kohna-i-Musa, "a pedra angular de Moisés".
 

A pedra de Moisés

    Acredita-se que Moisés tenha repousado sobre esta rocha. Ayat-i-Maula (Aitmul significa "o sinal de Deus"), a cerca de três quilômetros ao norte de Bandipur, é uma outra localidade onde se diz que Moisés descansou.

Holder Kersten

 

Agora em CD
uma das vivências mais intensas do Imagick

A Força Interior


Conheça o reino maravilhoso que existe dentro de você,
desperte suas forças  primordiais,
entre em contato com o que de mais divino habita em seu interior...

Clicke na imagem do CD para obter maiores informações
 


Página 6

  
  Volta para Página Inicial 
  Vai para programação do mês 
  Vai para site geral do Imagick

 
 


boletim@imagick.org.br
 
 
 


Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
Uma escola moderna de magia
(0xx) (11) 3813.4123
 
 
 
 

Página desenvolvida por:
Imagick Edições e Comunicações Visuais



 
 


Quem somos O Imagick A Cidade das Estrelas A Irmandade das Estrelas Programação de Atividades Nossa Turma (Biografias) Contatos / Redes Sociais Cursos e Vivências Cursos Imagick ao Vivo Cursos e Vivências em CDs Cursos e Vivências em DVDs Programe sua Mente Reprograme sua Mente Vivências Externas Consultas Online Consulta Gratuita de Tarot I Ching Gratuito Runas Grátis Consulta ao Mestre Nazareno Reicki a Distãncia Oráckulo - Mensagem do Dia Pantáculos Zodiacais O Baú Magicko da Bruxa Pratickas Saude Magicka Treinamentos Magickos Meditações Magickas Orações Magickas Pensamento Magicko Consultas Pessoais Consulta Particular de Tarot Regressão de Memória Criação de Pantáculos Artigos Novidades Psiquê Mágicka Sistemas Mágickos Artigos Intrigantes Mistérios Curiosos Tradições Religiosas Comportamento Mágicko Música Magicka Notícias Mágickas Divertimentos Magickos Matemática Curiosa Variedades Significativas Ilusões Magickas Paginas Selecionadas Boletins Magickos Midia Fotos Magickas Videos Magickos Livros e Publicações Links Parceiros Imagicklan Nossa História Amor Incondicional Anjos e Demônios Consultas Gratis Vossos Deuses Deuses Egípicios Tipos de Magia Ser Bruxa Imagens de Jesus Reprograme sua Mente Cura pelo Pensamento Poder da Palavra Programação Mental Vida Secreta de Jesus A Pessoa de Jesus Tratamento Vidas Passadas Sistemas Alternativos Ritual de Pacto de Amor Bruxarias Magickas Runas e Numerologia Inscrição