BOLETIM IMAGICK

Ginkgo Biloba


Árvore  de Ginkgo no sul da França

Darwin chamou o Ginkgo Biloba: "fóssil vivente". Ele é considerado como a espécie de árvore mais antiga de nosso planeta.
 

Fóssil de 200 milhões de anos

As várias espécies desta árvore, surgiram há 250 milhões de anos, no período Pérmico, ao final da era primária. Sob suas folhas nasceram e se desenvolveram os dinossáuros até converterem-se nos senhores do mundo.
 

Depois, quando foram extintos, quando os mamíferos se espalharam por todo o planeta, estas árvores cobriam grandes zonas de hemisfério norte, porém foram substituídas  por outras espécies vegetais mais modernas, com sistemas de polinização muito mais evoluídos e complexos.
 

Atualmente, o Ginkgo Biloba ficou como o único sobrevivente daquele remoto passado.
 

Quando a extinção ameaçava toda a espécie, os habitantes de Chekiang, região localizada a sudeste de China, adaptaram e plantaram Ginkgos ao redor dos monastérios e locais sagrados do budismo.
 

Logo isto se estendeu para a Coréia e Japão, evitando assim o desaparecimento deste raro espécime botânico.
 

Os chineses observaram que o Ginkgo tinha exemplares masculinos e femininos, cada um com características próprias. Isto se enquadrava perfeitamente com a sua visão dualista do mundo: O Yin e o Yang. Também suas folhas parecem divididas em dois.
 

Esta característica chamou a atenção de Goethe, que escreveu o “El jardim dos Ginkgos”:

As folhas desta  árvore,
que ao meu jardim confiou o oriente,
deixa entrever seu sentido secreto
à sabedoria que consegue entende-la.

Será este um ser único
que de si mesmo está separado?

Respondendo a esta pergunta
penetrei no sentido do enigma.

Não sentes,
atrás de minhas palavras que
sou um e portanto dois?

O povo chinês apreciava também a árvore por outra qualidade, era a cor de seu fruto.
 

A semente tostada (o pake-wo), tornou-se o ingrediente principal de um prato tradicional das festas chinesas.
 

Mesmo sendo muito primitivos, os Ginkgos estão bem adaptados para sobreviver nos dias atuais. Eles são muito resistentes aos fungos, insetos e microorganismos.
 
 

Os chineses, conheciam seu poder anti-séptico e inseticida e introduziam folhas de Ginkgo em seus livros para preservá-los. Na medicina, os utilizavam para elaborar muitos preparados.
 

Hoje, os laboratórios e a farmacopéia científica, investigam o extrato das folhas desta árvore que contém “glucósido de flavona” (bioflavonoides) para o tratamento de muitas enfermidades relacionadas com fluxo deficiente de sangue ao cérebro:
Alzheimer e demência senil.
Transtornos da memória.
Disfunção eréctil (impotência) devido a insuficiência arterial.
Tinnitus (zumbidos nos ouvidos).
Perda da audição.
Vertigem, enjôos ou perda do equilíbrio.
Tromboses, embolias, varizes, flebites.
Pés ou mãos dormentes.
Má circulação.

Independentemente de seu uso terapêutico, seu poder de regenerar-se a si mesmo causou surpresa em todo o mundo quando se encontrou um broto verde de Ginkgo, em Hiroshima, em 1946, apenas oito meses depois da explosão nuclear, bem no meio da cidade destruída.
Hoje, aquele broto, se converteu numa grande árvore.
 

Árvore de Hiroshima

Suas descendentes cruzaram os oceanos, continentes de todo o mundo e habitam, como embaixadoras da paz em cidades tão distantes como Nova York, Paris, Londres, São Paulo...
 


 
 


 

Você está se sentindo um pouco deslocado ?...

É bem possível que sua turma esteja na
IRMANDADE DAS ESTRELAS...

.

Clique na fada para saber mais.
 

 Volta para página inicial 
 Vai para atividades do mês
 Volta para Índice Geral do Imagick
 


boletim@imagick.org.br
 
 
 


Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
Uma escola moderna de magia
(0xx) (11) 3813.4123
 
 
 
 

Página desenvolvida por:
Imagick Edições e Comunicações Visuais



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Quem somos O Imagick A Cidade das Estrelas A Irmandade das Estrelas Programação de Atividades Nossa Turma (Biografias) Contatos / Redes Sociais Cursos e Vivências Cursos Imagick ao Vivo Cursos e Vivências em CDs Cursos e Vivências em DVDs Programe sua Mente Reprograme sua Mente Vivências Externas Consultas Online Consulta Gratuita de Tarot I Ching Gratuito Runas Grátis Consulta ao Mestre Nazareno Reicki a Distãncia Oráckulo - Mensagem do Dia Pantáculos Zodiacais O Baú Magicko da Bruxa Pratickas Saude Magicka Treinamentos Magickos Meditações Magickas Orações Magickas Pensamento Magicko Consultas Pessoais Consulta Particular de Tarot Regressão de Memória Criação de Pantáculos Artigos Novidades Psiquê Mágicka Sistemas Mágickos Artigos Intrigantes Mistérios Curiosos Tradições Religiosas Comportamento Mágicko Música Magicka Notícias Mágickas Divertimentos Magickos Matemática Curiosa Variedades Significativas Ilusões Magickas Paginas Selecionadas Boletins Magickos Midia Fotos Magickas Videos Magickos Livros e Publicações Links Parceiros Imagicklan Nossa História Amor Incondicional Anjos e Demônios Consultas Gratis Vossos Deuses Deuses Egípicios Tipos de Magia Ser Bruxa Imagens de Jesus Reprograme sua Mente Cura pelo Pensamento Poder da Palavra Programação Mental Vida Secreta de Jesus A Pessoa de Jesus Tratamento Vidas Passadas Sistemas Alternativos Ritual de Pacto de Amor Bruxarias Magickas Runas e Numerologia Inscrição