Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
.
Matemática Curiosa 8
 
 
OS 35 CAMELOS
.
    Chamo-me Beremiz Samir e nasci na pequenina aldeia de Khói, na Pérsia, à sombra da pirâmide imensa formada pelo Ararat.

    Muito moço ainda, empreguei-me, como pastor. Todos os dias, ao nascer do sol, levava para o campo o grande rebanho e era obrigado a trazê-lo de volta ao abrigo antes de cair a noite. Com receio de perder alguma ovelha tresmalhada e ser, por tal negligência, severamente castigado, contava-as várias vezes durante o dia.

     Fui, assim, adquirindo, pouco a pouco, tal habilidade em contar que, por vezes, num relance calculava sem erro o rebanho inteiro. Tornei-me habilíssimo nessa arte.

    Um belo dia, não longe dali, encontrei perto de um antigo abrigo de peregrinos, três homens que discutiam acaloradamente ao pé de um lote de camelos.

    Por entre pragas e impropérios gritavam possessos, furiosos:

    - Não pode ser!

    - Isto é um roubo!

    - Não aceito!

    Eu, logo procurei informar-me do que se tratava.

    - Somos irmãos - esclareceu o mais velho - e recebemos, como herança, esses 35 camelos. Segundo a vontade expressa de meu pai, devo receber a metade, o meu irmão Hamed Namir uma terça parte e ao Harim, o mais moço, deve tocar apenas a nona parte. Não sabemos, porém, como dividir dessa forma 35 camelos e a cada partilha proposta segue-se a recusa dos outros dois, pois a metade de 35 é 17 e meio. Como fazer a partilha se a Terça parte de 35 também não são exatas?

     - É muito simples - disse-lhes. - Encarrego-me de fazer, com justiça, essa divisão, se permitirem que eu junte aos 35 camelos da herança este belo animal que, em boa hora, aqui nos trouxe! - Vou, meus amigos, fazer a divisão justa e exata dos camelos que são agora, como vêem, em número de 36.
 
     Voltei-me para o mais velho dos irmãos, e continuei :

    - Deverias receber, meu amigo, a metade de 35, isto é, 17 e meio. Receberás a metade de 36 e, portanto, 18. Nada tens a reclamar, pois é claro que saíste lucrando com esta divisão!

E, dirigindo-me ao segundo herdeiro, continuei:

    - E tu, Hamed Namir, deverias receber um terço de 35, isto é, 11 e pouco. Vais receber um terço de 36, isto é , 12. Não poderás protestar, pois tu também saíste com visível lucro na transação.

    E disse, por fim, ao mais moço:

    - E tu, jovem Harim Namir, segundo a vontade de teu pai, deverias receber uma nona parte de 35, isto é, 3 e tanto. Vais receber a nona parte de 36, isto é, 4. O teu lucro foi igualmente notável. Só tens a agradecer-me pelo resultado! 

    E concluí com a maior segurança e serenidade:

    - Pela vantajosa divisão feita entre os irmãos Namir - partilha em que todos três saíram lucrando - couberam 18 camelos ao primeiro, 12 ao segundo e 4 ao terceiro, o que dá um resultado (18 + 12 + 4) de 34 camelos. Dos 36 camelos, sobraram, portanto, dois. Um, como sabem, é meu , outro toca por direito a mim, também, por Ter resolvido, a contento de todos, o complicado problema da herança!

    - Sois inteligente, ó calculista! - exclamou o mais velho dos três irmãos. - Aceitamos a vossa partilha na certeza de que foi feita com justiça e eqüidade!

    E assim, termina mais uma história com final feliz!

http://www.rainhadapaz.g12.br/projetos/home.htm
nares.
    
 
 
.
Existe um tesouro escondido dentro de você...
O Imagick pode ajudar você a descobrí-lo.
Clicke na flor para saber como.
 
   
 
.                      .    .
 
 
 Volta para página inicial 
 Vai para atividades do mês
 Volta para Índice Geral do Imagick
 
boletim@imagick.org.br
 
 
 
Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
Uma escola moderna de magia
(0xx) (11) 3813.4123
 
 
 
 
Página desenvolvida por:
Imagick Edições e Comunicações Visuais
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Quem somos O Imagick A Cidade das Estrelas A Irmandade das Estrelas Programação de Atividades Nossa Turma (Biografias) Contatos / Redes Sociais Cursos e Vivências Cursos Imagick ao Vivo Cursos e Vivências em CDs Cursos e Vivências em DVDs Programe sua Mente Reprograme sua Mente Vivências Externas Consultas Online Consulta Gratuita de Tarot I Ching Gratuito Runas Grátis Consulta ao Mestre Nazareno Reicki a Distãncia Oráckulo - Mensagem do Dia Pantáculos Zodiacais O Baú Magicko da Bruxa Pratickas Saude Magicka Treinamentos Magickos Meditações Magickas Orações Magickas Pensamento Magicko Consultas Pessoais Consulta Particular de Tarot Regressão de Memória Criação de Pantáculos Artigos Novidades Psiquê Mágicka Sistemas Mágickos Artigos Intrigantes Mistérios Curiosos Tradições Religiosas Comportamento Mágicko Música Magicka Notícias Mágickas Divertimentos Magickos Matemática Curiosa Variedades Significativas Ilusões Magickas Paginas Selecionadas Boletins Magickos Midia Fotos Magickas Videos Magickos Livros e Publicações Links Parceiros Imagicklan Nossa História Amor Incondicional Anjos e Demônios Consultas Gratis Vossos Deuses Deuses Egípicios Tipos de Magia Ser Bruxa Imagens de Jesus Reprograme sua Mente Cura pelo Pensamento Poder da Palavra Programação Mental Vida Secreta de Jesus A Pessoa de Jesus Tratamento Vidas Passadas Sistemas Alternativos Ritual de Pacto de Amor Bruxarias Magickas Runas e Numerologia Inscrição