Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick

Propaguem a Mensagem do Amor



 
Por Sathya Sai Baba

 

O Cosmos é controlado pelo Divino;
O Divino é governado pela Verdade;
A Verdade é subordinada aos seres nobres;
Os seres nobres são o próprio Divino.

Manifestações do Amor Divino!

Todo o cosmos visível está sob o controle do Divino. O Divino é governado pela Verdade. Essa Verdade está subordinada aos seres nobres. Uma pessoa nobre é a personificação de Deus.

O corpo humano, constituído pelos cinco elementos básicos e dotado com os cinco órgãos dos sentidos, não é diferente da mente. A mente usa o corpo como uma veste. A mente, para o seu gozo, usa o corpo como um instrumento. Ela é a causa de todas as experiências. Um corpo sem mente é tão irreal quanto uma plantação num campo estéril.

Na vida comum, as pessoas consideram o corpo como permanente e para assegurar os seus prazeres, realizam todos os tipos de esforços. Isto é um sinal de ignorância. Um corpo sem mente é tão inútil quanto uma escola sem mestre ou um templo sem divindade. O corpo deve ser visto como um instrumento para o viver correto.

Os homens estão desenvolvendo as suas habilidades intelectuais, porém estão usando a sua inteligência para propósitos errados. O conhecimento é inútil sem a ação correta. A mera ação, sem conhecimento, é loucura. Assim sendo, é necessário combinar o conhecimento com o cultivo do caráter. 

A faculdade mais importante no homem é o poder da Consciência Integrada (Prajna-Shakti). É dele que os outros poderes como o poder da vontade, o poder da inteligência, o poder da palavra e o poder do raciocínio derivam. Esta Consciência Integrada é mantida pelos pensamentos.

O requisito mais importante para o homem no mundo, é a Verdade inserida no pensamento. Pensamentos verdadeiros constituem a riqueza apropriada ao homem. Mas - que pena! - o homem moderno não se esforça em cultivar bons pensamentos. A ausência de bons pensamentos debilita a força da vontade. 

Com uma vontade fraca, o homem não pode executar sequer as coisas simples. Para empreender qualquer coisa que valha a pena na vida, o homem tem que fortalecer a sua força de vontade. 
 


Boas Companhias e Bons Pensamentos

É sabido que a natureza humana floresce com boas companhias e bons pensamentos. O que bons pensamentos podem alcançar pode ser ilustrado com a vida de um menino pobre do Estado de Tamil Nadu, Muthuswamy Iyer. Seu pai faleceu ainda jovem. A viúva desamparada chamou o jovem e lhe falou que havia no mundo muitos pobres que sofriam grande opressão, porque não podiam alcançar justiça. “De alguma forma, você deve seguir os seus estudos para que algum dia possa proporcionar ajuda a esta gente infeliz”, disse-lhe a mãe. As palavras da mãe reforçaram a determinação do rapaz. Ele prosseguiu os seus estudos diligentemente, apesar de lhe faltarem muitas coisas necessárias. De noite, costumava estudar sob as lâmpadas da rua, pois não havia luz na sua casa. Inspirava-se unicamente no bom conselho de sua mãe. Como resultado desse trabalho árduo, graduou-se e obteve o título de advogado. Dedicou-se ao serviço dos fracos e oprimidos. Seu entusiasmo e dedicação conduziram-no, na ocasião oportuna, a se tornar o primeiro Juiz Indiano da Corte Superior de Madras. Considerem a humildade do seu nascimento e a posição que ele alcançou! Tudo se deveu inteiramente aos nobres pensamentos que ele acalentou e à sua força de vontade.

Em muitos países estrangeiros, jovens que começaram suas vidas lavando pratos, vendendo jornais ou engraxando sapatos, alcançaram eminência como escritores, devido à força do trabalho árduo e das aspirações nobres. Tais feitos foram possíveis somente por causa de seus pensamentos nobres, que fortaleceram o seu poder da vontade e inspiraram nos outros a confiança nas suas habilidades.

Havia na Inglaterra um jovem pobre, chamado James Mcdonald, que costumava ajudar as crianças da escola, escrevendo-lhes os endereços nas cartas. Ao escrever cada endereço, costumava dizer aos meninos: “Que Deus te abençoe”. Costumava dizer, também, de vez em quando: “Deus é grande”. Muitas vezes passava fome, mas seu coração estava repleto de sentimentos nobres. Um dia, esse jovem tornou-se o Primeiro-Ministro da Inglaterra. Foram seus pensamentos nobres que o elevaram do seu estado de pobreza ao cargo de Primeiro-Ministro. 

Pensamentos e Destino

A boa ou má sorte do homem está relacionada aos seus pensamentos. Plantando a semente dos pensamentos, o homem colhe o fruto conhecido como karma (lei da ação e reação). Semeando a semente do karma, o homem colhe o fruto chamado prática. Da prática o homem colhe o fruto do caráter. Do caráter, ele colhe o fruto da boa sorte. Assim, a boa sorte é baseada no caráter, que está fundamentado nas boas práticas que surgem das boas ações, baseadas nos bons pensamentos. Portanto, é de acordo com o desenvolvimento de bons pensamentos, que a boa sorte do indivíduo cresce.

Infelizmente, os homens de hoje são enganados pelos maus pensamentos e estão envolvidos em ações perversas. Eles desfrutam das más companhias e, como resultado, terminam mal. Cada um de vocês pode provar, numa pequena escala, a eliminação gradual dos maus pensamentos. Vocês descobrirão, por si mesmos, como o seu poder da vontade cresce com a diminuição dos maus pensamentos.

O homem esqueceu que somente o caminho espiritual o salva das garras dos desejos insaciáveis, das preocupações infindas e das numerosas dificuldades. Ele está se entregando a várias práticas maléficas. À medida que os desejos se multiplicam, o poder da vontade se debilita e vice-versa.

Vocês podem descobrir, por si mesmos, que quando o vício do café, do chá e do cigarro é reduzido, o poder da vontade é fortalecido. Os resultados podem ser verificados com apenas uma semana de prática. Pelo vício em várias práticas nocivas, o poder da vontade do homem, bem como outras faculdades, diminuem de potência. O poder da vontade deve ser fortalecido com o abandono dos maus costumes e deve ser orientado ao serviço social.

Jesus e o Serviço Social

Jesus exemplifica o espírito de serviço social. A inspiração para realizá-lo veio de sua mãe, Maria. Desde a sua infância, Maria ensinou-lhe as boas qualidades, como a verdade, a bondade, a compaixão e a justiça. Aos doze anos, Jesus e seus pais foram a Jerusalém para um festival. Na multidão, os pais perderam Jesus de vista e buscaram-no por todas as partes. Não o encontrando em lugar algum, Maria sentou-se sob uma árvore e pediu a Deus que viesse em seu auxílio. Neste momento, irrompeu em sua mente o pensamento de que talvez Jesus estivesse num templo vizinho. E Jesus estava lá, sentado num canto do templo, ouvindo as palavras do sacerdote. Maria correu carinhosamente em sua direção e o abraçou, dizendo: “Menino! que agonia, passei por sua causa”! Jesus lhe disse: “Mãe! por que deverias ter qualquer temor? Os que crêem no mundo têm temores; mas por que deveria tê-lo quem crê em Deus? Estou na companhia de meu Pai. Por que temes? Me ensinastes que Deus é tudo para nós. Como podes, então, preocupar-te assim?”

O Ministério de Jesus

Jesus aprendeu as lições de sua mãe e expandiu sua fé espiritual. Depois que regressaram de Jerusalém, Jesus sentiu que o serviço aos seus pais era o seu dever primordial, porque devia tudo a eles. Com este espírito, costumava ajudar seu pai no trabalho de carpintaria. José faleceu quando Jesus tinha trinta anos. 

Ele pediu permissão a sua mãe para dedicar-se ao serviço aos pobres e desamparados.

Após sair de sua casa, Jesus se fez batizar por João. Então, durante quarenta dias, praticou severas austeridades, sem comer ou beber. No princípio, ele se considerou um “Mensageiro de Deus”. Quando terminou a penitência, compreendeu que era Filho de Deus. Começou o seu ministério com um grupo de pescadores, seus primeiros discípulos. Ensinou-lhes que deveriam buscar, primeiro, o Reino do Céu. Para entrar nesse Reino, deveriam cultivar corações amorosos. Então, os seus corações se converteriam no Reino do Céu. Jesus, mais adiante, declarou-lhes: “Eu e meu Pai somos Um”.

Fomentem o Amor

O que o homem deve adquirir hoje? A expansão do coração, de maneira que este possa ser preenchido com o Amor que tudo abrange. Somente então o sentido da unidade espiritual de toda a humanidade pode ser vivenciado. Deste sentido de Unidade nascerá o amor a Deus. Este amor gerará no coração a Bem-aventurança pura, ilimitada, indescritível e permanente. O amor é a fonte de todas as formas de bem-aventurança. Um coração sem amor é como uma terra infértil.

Cultivem o amor nos seus corações e redimam suas vidas. Qualquer que seja sua educação ou riqueza, sem amor elas não têm valor. Sem devoção, nenhuma prática tem utilidade para a realização de Deus. O homem aspira pela liberação. A verdadeira liberação significa estar livre dos desejos.

Os homens de hoje não precisam ir às florestas para fazerem penitência, ou para se dedicarem à meditação ou a outros exercícios espirituais. O caminho espiritual mais fácil para todos é a dedicação de todas as suas ações a Deus.

Unidade Com Deus

Hoje celebramos o nascimento de Cristo. Conta-se que, quando Jesus nasceu numa manjedoura, três reis foram orientados por uma estrela ao lugar do seu nascimento. Na verdade, não eram reis, mas três pastores. Um deles, vendo o infante Jesus, disse: “Esta criança amará a Deus”. O segundo falou: “Não; Deus o amará”. O terceiro disse: “Na verdade, ele é o próprio Deus”.

O verdadeiro significado dessas três declarações é: amar a Deus é ser Seu mensageiro. Ser amado por Deus é ser um Filho de Deus. O último estado é: ser Uno com Deus. Como Jesus declarou: “Eu e meu Pai somos Um”, Portanto, todas as pessoas são mensageiras de Deus. Isto significa que elas devem se divinizar. 

Quando é que os homens podem se denominar “Filhos de Deus”? 

Quando reconhecerem as ações puras feitas por Deus, sem egoísmo e para o bem de todos. Não existe nenhum traço de egoísmo em Deus. Tudo que Ele faz, diz ou pensa é para o bem dos outros. Por outro lado, tudo o que os homens fazem, dizem ou pensam, nasce do egoísmo. Os homens se tornaram fantoches nas mãos do egoísmo. Os homens só poderão se descrever como “Filhos de Deus” quando estiverem completamente livres do egoísmo, e se transformarem em homens divinos. Para autodenominarem-se “Filhos de Deus”, vocês devem manifestar as qualidades do Pai.

(Swami se referiu à história de Prahlada e ao surgimento do Senhor, na forma de Narasimhan, de dentro de uma pilastra, mostrando que a ilusão relacionada com o corpo, deve ser destruída para que o Divino Se manifeste).

O corpo é, sem dúvida, essencial até certo ponto. Foi-nos dado para a realização de ações corretas e para descobrir o segredo fundamental da ação. O corpo, a ação, o mistério e a retidão, juntos, significam o propósito do nascimento humano. Atualmente, os homens não estão conscientes da retidão ou do papel do karma. Para que serve então a existência humana?

O Caminho Espiritual é Estreito

Não permitam a inconstância da mente. Purifiquem-na e orientem-na em direção ao caminho correto. É um caminho difícil e estreito. No campo espiritual não existe uma rodovia real. O caminho é estreito porque a meta é infinitamente preciosa. Multidões pululam num mercado de peixes, mas somente uns poucos vão a uma loja de diamantes. O caminho para Deus é para os poucos que são genuínos aspirantes espirituais.

As datas de nascimento de santos e profetas são celebradas nestes dias com banquetes e festividades. Esta não é a maneira de celebrá-las. Os seguidores devem viver de acordo com os ensinamentos dos grandes Mestres.

Unidade do Natal 

O Natal é celebrado hoje em muitos países. Em todos os países, pequenos grupos de pessoas vão às suas respectivas igrejas, ouvem o sermão e voltam para suas casas. Em alguns lugares, as pessoas comem, bebem e se divertem.

Mas em nenhum lugar do mundo vocês podem encontrar o Natal sendo celebrado com a solenidade e a santidade reinantes aqui em Prasanthi Nilayam.

Estão reunidos aqui homens e mulheres de todos os países. Existem muitas seitas entre os cristãos, e os membros delas celebram o Natal de modos distintos. Somente em Prasanthi Nilayam os cristãos de todas as seitas e homens e mulheres de outras religiões unem-se para celebrar o Natal. Aqui se congregam devotos da Alemanha, da Rússia, da Argentina, dos Estados Unidos e de muitos outros países. Eles falam diferentes idiomas. Prasanthi Nilayam tornou-se um mundo em miniatura. Todos trabalham em uníssono.

As pessoas falam a respeito de fraternidade; mas, muitas vezes, não existem sentimentos fraternais até mesmo entre irmãos numa mesma família. Esse não é o caso aqui. Aqui vocês vêem a irmandade em ação, de coração a coração e amor a amor.

As Mensageiras de Sathya Sai

Hoje, as ex-alunas da Faculdade Sathya Sai de Anantapur, que formaram uma associação chamada “Mensageiras de Sathya Sai”, estão comemorando o seu aniversário.

Elas estão fazendo um bom trabalho. Praticam os mandamentos de Swami em espírito e ao pé da letra. Estão espalhadas pelo mundo inteiro: Suíça, Austrália, Canadá, Alemanha, Japão e outros países. Elas vêm a Prasanthi Nilayam, desses lugares distantes, pela devoção a Sai. Vêm trazendo os seus esposos e filhos, também por seu profundo amor a Swami. Vão às aldeias e fazem vários tipos de trabalhos lá. Servem às crianças cegas e surdas-mudas e fazem-nas independentes e cidadãs úteis. Conduzem o seu trabalho com todo o entusiasmo.

Para os gastos de suas viagens de países distantes, elas economizam dos seus orçamentos domésticos. Isto é um sinal de sua dedicação ao trabalho de Deus.
Desta maneira, as estudantes antigas de Anantapur estão levando vidas exemplares onde quer que se encontrem. Além de suas múltiplas obrigações domésticas, elas realizam suas atividades de serviço social 

A Mensagem da Unidade

Todos são estudantes nesta Universidade Cósmica. Portanto, cada pessoa deve prestar serviço social à medida da sua capacidade. Não há nada de egoísta na mensagem do amor e da unidade. Por isso, cada um pode propagá-la sem egoísmo.

Plantem a semente do Amor nos seus corações, e ela crescerá no devido tempo como uma árvore frondosa. Deus é Um. Não alimentem nenhuma diferença de credo ou casta. Levem a mensagem de unidade a todas as casas.

Manifestações do Amor Divino! 

Considerem o amor como o seu próprio alento vital e como o único propósito de suas existências.

Bhagavan concluiu o discurso com o Bhajan: 

“Prema Muditha Manase Kaho: Rama! Rama! Ram!”

   Sai Baba 
Data: 25/12/94 
Ocasião: Natal - O Nascimento de Jesus
Local: Prasanthi Nilayam 
Publicação Original: Sanathana Sarathi 
Vol. 38 - Número 01 - 1/1995

 

.


 

Você acha que, as vezes,
o mundo lhe olha com uma cara 
tão feia que fica difícil
levá-la adiante?

Saiba que em seu interior
habita uma força extraordinária,
capaz de realizar coisas
consideradas milagrosas...

Você pode despertá-las
com a vivência do Imagick
A Força Interior

Curso completo,
gravado em três CDs,
levarão você a uma incrível
viagem pelo seu mundo interior...


Saiba mais clickando no Sol...

 

 

 
 Volta para página inicial 
 Vai para atividades do mês
 Volta para Índice Geral do Imagick

boletim@imagick.org.br
 
 


Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
Uma escola moderna de magia
(0xx) (11) 3813.4123
 
 
 


Página desenvolvida por:
Imagick Edições e Comunicações Visuais



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Quem somos O Imagick A Cidade das Estrelas A Irmandade das Estrelas Programação de Atividades Nossa Turma (Biografias) Contatos / Redes Sociais Cursos e Vivências Cursos Imagick ao Vivo Cursos e Vivências em CDs Cursos e Vivências em DVDs Programe sua Mente Reprograme sua Mente Vivências Externas Consultas Online Consulta Gratuita de Tarot I Ching Gratuito Runas Grátis Consulta ao Mestre Nazareno Reicki a Distãncia Oráckulo - Mensagem do Dia Pantáculos Zodiacais O Baú Magicko da Bruxa Pratickas Saude Magicka Treinamentos Magickos Meditações Magickas Orações Magickas Pensamento Magicko Consultas Pessoais Consulta Particular de Tarot Regressão de Memória Criação de Pantáculos Artigos Novidades Psiquê Mágicka Sistemas Mágickos Artigos Intrigantes Mistérios Curiosos Tradições Religiosas Comportamento Mágicko Música Magicka Notícias Mágickas Divertimentos Magickos Matemática Curiosa Variedades Significativas Ilusões Magickas Paginas Selecionadas Boletins Magickos Midia Fotos Magickas Videos Magickos Livros e Publicações Links Parceiros Imagicklan Nossa História Amor Incondicional Anjos e Demônios Consultas Gratis Vossos Deuses Deuses Egípicios Tipos de Magia Ser Bruxa Imagens de Jesus Reprograme sua Mente Cura pelo Pensamento Poder da Palavra Programação Mental Vida Secreta de Jesus A Pessoa de Jesus Tratamento Vidas Passadas Sistemas Alternativos Ritual de Pacto de Amor Bruxarias Magickas Runas e Numerologia Inscrição