Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick

Guerra e Castidade

.
..
por: Jorge Angel Livraga
 .
Muitos leitores, em sua fase ingénua, perguntaram se sobre a aparente contradição que surge nos grandes livros ao tratar temas como "Guerra   Paz" e "Amor   Castidade". Não encontrando respostas aceitáveis, na maioria das vezes suas indagações passaram seu objetivo por alto, perdendo se em longínquas abstrações, tão elegantes quanto inócuas.

Por que na Bíblia, Jesus Cristo, o Príncipe da Paz, a chicotadas, põe os mercadores fora do Templo? Por que chega ele a dizer "Aquele que não está comigo está contra mim"? Por que um dos textos místicos mais importantes da antiga índia chama se Mahâbhârata, isto é, "A Grande Guerra"? Por que, no Bhagavad Gita, o lugar onde Krishna transmite a Muna seus ensinamentos é um campo de batalha? Por que a maior obra da literatura grega, a Ilíada, gira em torno da guerra de Tróia? E ainda, por que as palavras mais altas em língua castelhana, sob o tema de loucura ou redenção, estão ensartadas (contidas) na lança de Quixote . . . escritas por um homem que tinha por maior honra o fato de ter participado na batalha de Lepanto? A lista de "por quês" seria inesgotável.
 

Não podemos negar que, desde a Santa Bíblia até Dom Quixote, a intencionalidade dos textos é contrária à violência. De que maneira conjugar as partes com o todo, os princípios com os fins, as formas com os conceitos? Como se entende que esses livros titãs, escritos para enaltecer as qualidades humanas, façam louvor à guerra, às virtudes guerreiras, e deixem o amor em segundo plano?

Toda hora, fica na moda, sobretudo entre os jovens, repetir incansavelmente "Paz e Amor"; toda via, não encontramos na História um século mais banhado em sangue que o XX. E esses mesmos jovens, que tantos elogios fazem ao amor, pronunciam palavras de ódio, enquanto seus cantos à paz servem de duvidosa moldura às guerras mais espantosas que o mundo tem visto. 
 

Será que as palavras estão vazias de conteúdo? É evidente que os significados etimológicos não são suficientes, pois o uso vulgar os ultrapassa constantemente. Hoje por "guerra" entende se "briga", e por "paz", "indiferença" ou "debilidade". É necessário esclarecer urgentemente que existem profundos significados nestes termos e, sem o conhecimento deles, semeamos confusão nos tortuosos sulcos dos ainda mais torcidos atos.

A "guerra", como a entende o Bhagavad Gita, não é uma simples luta armada, é um pôr em ação as Potências da Luz ante o avanço dos Poderes das Trevas, não só no exterior, mas no próprio coração humano; Krishna representa nosso Ser Interior e Muna a personalidade temerosa que deve executar, no mundo fenomênico, os desígnios do Destino: que os bons Pandavas triunfem sobre os maus Kuravas. Aqui a guerra não é um fim mas um sacrificado meio, um sacrificado ou sagrado ofício, semelhante à crucificação do Cristo, que redime pelo sangue... e não pelo vinho. É um monumento íntimo à renunciação, ao altruísmo.
 

Quanto ao "Amor", nossa pobreza de expressão faz com que o confundamos com o sexo, e ainda o menoscabémos ao extremo de aparentá lo com as correntes anárquicas que promovem as drogas adormecedoras do espírito e a contaminação dos costumes. Na aberração conseqüente, entende se por "Castidade", fingimento, quando não frustração e escapismo, que não somente se impinge aos cidadãos que ainda a proclamam, como também se aplica às mais sagradas pessoas, desde Santa Tereza até ao próprio Jesus Cristo.

É assim que, perante a civilização ocidental em decadência e as culturas asiáticas contaminadas e afogadas na explosão demográfica, perante o lamento dos hipocondríacos que clamam "Paz e Amor", nós, os Idealistas, expressamos: "Guerra e Castidade". Guerra ao vício, à violência inútil, à covardia cúmplice de todos os erros. Castidade que é temperança, não somente do corpo como da alma. As paixões são meros instrumentos da Natureza; outorgar lhes maior categoria é escravizarmos ante o mais cruel dos senhores, nossa própria parte animal. E não só devemos estar alertas ante a agressão das paixões comuns mas, também, ante aquelas que, afetando a imaginação, promovem fantasias a procura de fáceis "Nirvanas" conquistados em "cursos acelerados" de simples posturas exteriores.

Assim, como nos Velhos livros, entendemos por "Guerra" a atitude vertical da vontade   garantia do império da alma sobre o corpo, do bem sobre o mal, dos que crêem em Deus sobre aqueles que zurram suas "liberdades" amarrados ao poste do ateísmo. E por "Castidade", a sujeição do corpo à sua natural medida, das paixões às suas funções, das ambições a seus caminhos naturais. Então, através desta "Guerra" chegaremos à verdadeira Paz, e através desta "Castidade" ao verdadeiro Amor.
 

.


..
..
..

Descubra a sua 
Força Interior

Saiba como clickando na imagem...

 
 Volta para página inicial 
 Vai para atividades do mês
 Volta para Índice Geral do Imagick

boletim@imagick.org.br
 
 


Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
Uma escola moderna de magia
(0xx) (11) 3813.4123
 
 
 


Página desenvolvida por:
Imagick Edições e Comunicações Visuais



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Quem somos O Imagick A Cidade das Estrelas A Irmandade das Estrelas Programação de Atividades Nossa Turma (Biografias) Contatos / Redes Sociais Cursos e Vivências Cursos Imagick ao Vivo Cursos e Vivências em CDs Cursos e Vivências em DVDs Programe sua Mente Reprograme sua Mente Vivências Externas Consultas Online Consulta Gratuita de Tarot I Ching Gratuito Runas Grátis Consulta ao Mestre Nazareno Reicki a Distãncia Oráckulo - Mensagem do Dia Pantáculos Zodiacais O Baú Magicko da Bruxa Pratickas Saude Magicka Treinamentos Magickos Meditações Magickas Orações Magickas Pensamento Magicko Consultas Pessoais Consulta Particular de Tarot Regressão de Memória Criação de Pantáculos Artigos Novidades Psiquê Mágicka Sistemas Mágickos Artigos Intrigantes Mistérios Curiosos Tradições Religiosas Comportamento Mágicko Música Magicka Notícias Mágickas Divertimentos Magickos Matemática Curiosa Variedades Significativas Ilusões Magickas Paginas Selecionadas Boletins Magickos Midia Fotos Magickas Videos Magickos Livros e Publicações Links Parceiros Imagicklan Nossa História Amor Incondicional Anjos e Demônios Consultas Gratis Vossos Deuses Deuses Egípicios Tipos de Magia Ser Bruxa Imagens de Jesus Reprograme sua Mente Cura pelo Pensamento Poder da Palavra Programação Mental Vida Secreta de Jesus A Pessoa de Jesus Tratamento Vidas Passadas Sistemas Alternativos Ritual de Pacto de Amor Bruxarias Magickas Runas e Numerologia Inscrição