Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
.
Nossa Turma


Paracelso

.
Por: Herika Sandes
.
“...Pouco depois todo mundo ficou sabendo que a mulher 
do doutor Hohenheim acabara de dar à luz um menino, 
que no dia seguinte era registrado no escritório do intendente 
de Canton com o nome de Philippus Teophrastus”. 

Havia nascido Paracelso. 


Não existe nenhum dado de autenticidade suficiente que nos fale dos primeiros anos do jovem Philippus. Mas podemos pensar que o tipo de vida familiar daquela época e as esperas pelo estranho e maravilhoso personagem que via em seu pai acabaram por atrair as atenções do menino pelas coisas da medicina. Sem dúvida deve ter sido mesmo assim, porque consta que seu pai foi seu primeiro professor, iniciando-o nos segredos da sagrada profissão. 

Acompanhando-o por aqueles caminhos da montanha, pelos povoados, ele logo aprendeu a gostar das plantas e das ervas silvestres, iniciando-se no conhecimento do amor pela natureza. 

Sem duvida seu espírito, seu sentido crítico, e sua tenaz curiosidade não tardariam em encher-lhe a alma de dúvidas e a mente de reservas. Vendo as coisas ao redor e por dentro, pôde dar-se conta com segurança dos inevitáveis truques e medicamentos que seu pai preparava entre bulas e solenes invocações para suas receitas do dia seguinte. 
 

Paracelso

E um dia chegou á insólida decisão: revolucionaria e transformaria a medicina, levaria a terapêutica por caminhos mais naturais e declararia guerra sem tréguas ao trio intocável que seus contemporâneos veneravam: Celso, Galeno e Avicena. 

O pai não deixou de achar graça na fantasia e na coragem do menino. Mas, pensando filosoficamente que apesar de todos os conselhos a experiência é que valeria mais, deixou-o partir. 
 

Galeno

Assim, Philippus Teophrastus, que como prova de sua oposição a Celso havia decidido chamar-se PARACELSO, saiu do seu lugar e começou um surpreendente e contínua peregrinação....

"... Freqüentou as universidades da Alemanha, da França e da Itália, assistindo as aulas dos homens mais destacados da época: Scheit, Levantal e Nicolas de Ypon, doutorando-se com toda segurança, ainda que tenha sido negado por alguns de seus examinadores. 

A época pensava e gravitava sem dúvidas sobre as inteligências do século e Paracelso não pode se furtar a ela. A magia mística, o ocultismo e a escolástica reinavam nas universidades. Por isso o jovem Teofrasto foi de grande perspicácia quando, logo depois de romper com os fariseus oficiais, absorveu a verdade nos frondosos conhecimentos médicos e principalmente em Tritêmio, célebre abade do Convento de São Jorge, em Wurzburg.
 

 Este Tritêmio, cercado de mistérios e de um certo temor supersticioso por seus contemporâneos, foi um criptográfico e cabalista notável, grande conhecedor e comentarista das sagradas escrituras, e descobridor de importantes fenômenos psíquicos de magnetismo animal,de telepatia e transmissão de pensamento, além de um químico consumado.

Sua influência sobre Paracelso foi durável. Mas depois de certo tempo o discípulo resolveu se separar do mestre, não concordando com certas praticas de magia e nigromancia, já tendo absorvido o que lhe interessava nessas fontes.

Pode-se atribuir a Tritêmio grande parte da tendência que logo depois tomou conta de Paracelso de complicar e inverter os conceitos, ocultando as idéias debaixo de fantásticos neologismos..."
 

Viajou por vários países. Suas teorias tinham começado a causar ciúmes na suscetível e presunçosa vaidade de alguns colegas. Por isso, logo que chegou novamente a Alemanha foi acusado de charlatanismo e encarcerado em Nordlingen.

Mas a liberdade não poderia escapar daquele que tanto a amava. E novamente Paracelso se viu em praça publica, estudando, curando, ensinando... e insultando cada vez mais seus inimigos. 

Entretando, a prudência o ensinou que deveria desaparecer por algum tempo. Sua nova peregrinação foi pela Itália, e ensinava sempre. E em todas as partes, com os alquimistas, com os quiromantes, viveu em grande simplicidade, falando uma linguagem rústica e atuando profissionalmente sem nenhuma arrogância.

As suas observações nesta época, sobre as enfermidades dos mineiros e sobre as virtudes de alguns minerais foram notáveis. Às do mercúrio, por exemplo para a cura de úlceras sifilíticas, estão entre as aquisições definitivas. E desta maneira muitas outras. 

Apesar disto, a vida de Paracelso transcorria alternadamente entre a riqueza espetacular e a pobreza franciscana, sem que isso, entretanto, modificasse seu comportamento. Como conseqüência lógica, ás vezes peregrinava sozinho e outras acompanhado e rodeado de exaltados discípulos. Um deles, o mais constante e preferido, o celebre Oporinus, foi mais tarde seu pior inimigo.
 

Sua fama e renome comoveram de tal maneira o público, q finalmente foi chamado para ocupar uma cadeira na Basiléia(1527), quando tinha somente 34 anos. 

Posteriormente se dedicou ao ensino publico em Comar (1531), Nurember(1529), Saint-Gall (1531),Pfeffer(1535),Augsburgo (1536) e Villach (1538), onde quatro anos antes havia morrido seu pai. 

A estes 10 anos de docência ininterrupta seguem-se outros dois que, retirado em Mindelheim, ocupou-se em recopiar, ordenar e rever seus escritos e conferências, dispersas aqui e ali, entre as outras que ficaram para a posteridade nas poucas notas de seus discípulos. 
 

Morreu em Salzburg, em 1541, possivelmente assassinado e seu túmulo foi objeto de peregrinação quando a cólera assolou a cidade em 1830.
  



Herika Sandes.


Conheça a linha de produtos do Imagick

Talvés neles você encontre a solução que procura.
.
Para conhecê-los melhor, clicke no templo
 
 Volta para página inicial 
 Vai para atividades do mês
 Volta para Índice Geral do Imagick

boletim@imagick.org.br
 
 


Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
Uma escola moderna de magia
(0xx) (11) 3813.4123
 
 
 


Página desenvolvida por:
Imagick Edições e Comunicações Visuais


Quem somos O Imagick A Cidade das Estrelas A Irmandade das Estrelas Programação de Atividades Nossa Turma (Biografias) Contatos / Redes Sociais Cursos e Vivências Cursos Imagick ao Vivo Cursos e Vivências em CDs Cursos e Vivências em DVDs Programe sua Mente Reprograme sua Mente Vivências Externas Consultas Online Consulta Gratuita de Tarot I Ching Gratuito Runas Grátis Consulta ao Mestre Nazareno Reicki a Distãncia Oráckulo - Mensagem do Dia Pantáculos Zodiacais O Baú Magicko da Bruxa Pratickas Saude Magicka Treinamentos Magickos Meditações Magickas Orações Magickas Pensamento Magicko Consultas Pessoais Consulta Particular de Tarot Regressão de Memória Criação de Pantáculos Artigos Novidades Psiquê Mágicka Sistemas Mágickos Artigos Intrigantes Mistérios Curiosos Tradições Religiosas Comportamento Mágicko Música Magicka Notícias Mágickas Divertimentos Magickos Matemática Curiosa Variedades Significativas Ilusões Magickas Paginas Selecionadas Boletins Magickos Midia Fotos Magickas Videos Magickos Livros e Publicações Links Parceiros Imagicklan Nossa História Amor Incondicional Anjos e Demônios Consultas Gratis Vossos Deuses Deuses Egípicios Tipos de Magia Ser Bruxa Imagens de Jesus Reprograme sua Mente Cura pelo Pensamento Poder da Palavra Programação Mental Vida Secreta de Jesus A Pessoa de Jesus Tratamento Vidas Passadas Sistemas Alternativos Ritual de Pacto de Amor Bruxarias Magickas Runas e Numerologia Inscrição