Instituto de Pesquisa Psíquicas Imagick

Fenômenos Espíritas
x
Fenômenos Espirituais

.
...
por: Adilson Marques
.
Quando criou a expressão “espírita”, Kardec a utilizou em dois contextos: em um mais amplo, utilizava-a para identificar a manifestação dos espíritos e, em um mais restrito, para identificar o seguidor da doutrina espírita. No sentido mais amplo, Kardec classificou as famosas “mesas girantes” ou “mesas falantes”, fatos que chamou a atenção da comunidade européia do século XIX como manifestações espíritas e também escreveu um texto pouco conhecido chamado “o espiritismo entre os druidas”, onde comenta as manifestações de espíritos entre esse povo primitivo da Gália.

Hoje em dia, porém, com o fato do espiritismo ter se transformando, no Brasil, em religião (idéia que Kardec não compartilhava, pois via o espiritismo como ciência experimental), a expressão espírita perdeu seu contexto original mais amplo e passou a ser utilizada para identificar o seguidor da religião espírita.

Essa mudança de significado gerou confusões hermenêuticas (interpretação do sentido das palavras) no meio espiritualista. Citaremos um exemplo. Uma técnica de tratamento espiritual como a 'Apometria' que, numa interpretação kardequiana, poderia ser chamada de manifestação espírita, como Kardec se referiu às “mesas girantes”, aqui no Brasil gera enormes discussões para se saber se ela é uma prática espírita ou não. Aqueles que pensam o espiritismo como religião não a aceitam como uma “prática espírita”, apesar da manifestação dos espíritos. Aqueles que pensam com olhar científico, na linha proposta por Kardec, afirmam que a apometria é uma prática espírita, como também o foram as “mesas falantes”.
 

Como o problema é apenas lingüístico, basta abandonar o primeiro contexto da expressão “espírita” criada por Kardec e utilizar, em seu lugar, a expressão “espiritual”. O problema todo se resolve.  Assim, a apometria passa a ser um fenômeno espiritual, não importando se é espírita (religião) ou não. O mesmo pode ser dito em relação à Transcomunicação Instrumental, uma manifestação espiritual obtida, originalmente, por padres do Vaticano e hoje disseminada pelo mundo todo.

Assim, abandonando o contexto mais amplo da palavra espírita, restringindo-a somente para a identificação do seguidor ou do fiel da religião espírita, muito tempo deixa de ser perdido em discussões estéreis e cada um segue seu caminho em paz. O religioso faz sua pregação doutrinária tranqüilamente e o pesquisador das manifestações espirituais faz suas pesquisas com mais segurança, preocupando-se apenas com métodos e heurísticas, sem ter que prestar contas para o patrulhamento religioso.
.

A transcomunicação instrumental é um recurso que permite a comunicação entre uma pessoa com um espírito por meio de aparelhos eletrônicos. Segundo os transcomunicadores, ela pode ser utilizada como prova científica de que realmente a morte não existe. Segundo Sonia Rinaldi, fundadora da Associação Nacional de Transcomunicadores –ATN-, o Brasil tem hoje os melhores resultados do mundo. Sonia passou a se interessar pelo assunto em 1988, quando freqüentava o Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas –I BPP, dirigido então pelo falecido dr. Hernani Guimarães Andrade.


 
 
Adilson Marques
São Carlos, 22/01/2006
asamar@uol.com.br 

Toda sabedoria do passado

Numa linguagem atual e aplicada de uma maneira prática

Você encontra na Irmandade das Estrelas.

Onde os bruxos conspiram e os magos operam...

imagicklan@imagick.org.br


 
 Volta para página inicial
 Vai para atividades do mês
 Volta para Índice Geral do Imagick

boletim@imagick.org.br
 
 


Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
Uma escola moderna de magia
(0xx) (11) 3813.4123
 
 
 


Página desenvolvida por:
Imagick Edições e Comunicações Visuais


Quem somos O Imagick A Cidade das Estrelas A Irmandade das Estrelas Programação de Atividades Nossa Turma (Biografias) Contatos / Redes Sociais Cursos e Vivências Cursos Imagick ao Vivo Cursos e Vivências em CDs Cursos e Vivências em DVDs Programe sua Mente Reprograme sua Mente Vivências Externas Consultas Online Consulta Gratuita de Tarot I Ching Gratuito Runas Grátis Consulta ao Mestre Nazareno Reicki a Distãncia Oráckulo - Mensagem do Dia Pantáculos Zodiacais O Baú Magicko da Bruxa Pratickas Saude Magicka Treinamentos Magickos Meditações Magickas Orações Magickas Pensamento Magicko Consultas Pessoais Consulta Particular de Tarot Regressão de Memória Criação de Pantáculos Artigos Novidades Psiquê Mágicka Sistemas Mágickos Artigos Intrigantes Mistérios Curiosos Tradições Religiosas Comportamento Mágicko Música Magicka Notícias Mágickas Divertimentos Magickos Matemática Curiosa Variedades Significativas Ilusões Magickas Paginas Selecionadas Boletins Magickos Midia Fotos Magickas Videos Magickos Livros e Publicações Links Parceiros Imagicklan Nossa História Amor Incondicional Anjos e Demônios Consultas Gratis Vossos Deuses Deuses Egípicios Tipos de Magia Ser Bruxa Imagens de Jesus Reprograme sua Mente Cura pelo Pensamento Poder da Palavra Programação Mental Vida Secreta de Jesus A Pessoa de Jesus Tratamento Vidas Passadas Sistemas Alternativos Ritual de Pacto de Amor Bruxarias Magickas Runas e Numerologia Inscrição