Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
..
A Rede de Conexões
..
...
     
    Ao ler uma notícia no jornal, alguma vez você já pensou: "Isso não tem nada a ver comigo" ou "Ainda bem que não aconteceu comigo" ?  Já se sentiu sozinho na cidade grande ? Faz questão de não conhecer seus vizinhos ? Saiba que a sua simples existência pode influenciar a vida de centenas de pessoas – e elas a sua. Veja abaixo como isso acontece.

    Devido às descobertas mais recentes da física, biologia e outras áreas de conhecimento humano, criou-se o conceito de redes. Na visão de Fritjof Capra, todos os sistemas vivos, do nível micro ao macro, são formados por redes de sistemas menores, que se interpenetram e são dependentes entre si. Desta forma, através da combinação de células até o organismo completo (a grosso modo, as células formam os órgãos e tecidos, que juntos formam um organismo) , vários sistemas entraram em ação. Este organismo interage com o meio e dele depende, criando novas redes (a formação de famílias, cidades, estados, países) e assim por diante. Todos estes sistemas estão profundamente interligados e integrados no funcionamento do todo. 
    Estas teorias têm como princípio básico a visão sistêmica de vida, a noção de como as várias partes estão integradas ao todo, e de como este todo é maior do que a soma das suas partes, que atuam num processo contínuo e complexo de interconexões e interdependências, formando uma integração equilibrada, dinâmica e flexível, em permanente evolução e mudança.
    Estamos profundamente inseridos neste contexto e isso afeta nossa percepção da realidade, visto que tudo o que fazemos isoladamente afeta o todo e vice-versa. Somos ao mesmo tempo um “todo” dentro de um “todo” maior. 

    O QUE ISSO TEM A VER COMIGO ?

    Como a nossa noção de realidade ainda é restrita, não temos uma visão muito clara do nosso verdadeiro papel na vida. Como o operário que não pode ver o produto acabado no final da linha, não temos idéia de como a nossa contribuição pode ser importante. No entanto, uma ação na hora certa pode acertar rumos, alterar destinos, assim como uma idéia pode mudar o mundo. Um bom exemplo disso é o da menina britânica de dez anos de idade na época, Tilly Smith, que salvou cem outros turistas de serem arrastados pela tsunami na Ásia - ela alertou sobre a chegada da onda gigante porque havia estudado o fenômeno semanas antes na escola. 

    Temos na história grandes personalidades, grandes pensadores e grandes estudiosos que foram capazes de revolucionar nossos conceitos, mas há também os pequenos heróis, como Tilly, eu e você, que um dia fomos capazes de dizer uma palavra na hora certa, de dar um apoio, um conselho,  um abraço, um aviso e até, quem sabe, salvar vidas. E talvez nunca saibamos o resultado que estas ações tiveram ou terão no futuro. Alguns professores escutam de seus ex-alunos, anos mais tarde : “segui esta carreira graças a você”  ou “aquilo que você disse mudou minha vida”. 

    Por outro lado, uma contribuição errada pode gerar confusões, transtornos e até catástrofes. Imagine um controlador de vôo cometer um erro e causar um acidente aéreo em que morrem  aproximadamente 100 pessoas – isso alterará a vida das famílias destas cem pessoas, dos amigos, dos companheiros de negócios, dos clientes, e o número de pessoas influenciadas por este fato se multiplicará assustadoramente.

    VOCÊ ESTÁ NO LUGAR CERTO, NA HORA CERTA

    São raras as vezes em que podemos avaliar a real extensão das conseqüências, boas ou ruins, de nossos atos. Somos o centro e co-participantes desta rede, ou seja, ao mesmo tempo em que originamos eventos, somos influenciados por eles e por eventos criados por outras pessoas. 

    A consciência desta “cadeia de eventos” que podemos desencadear leva-nos à noção da profunda responsabilidade que precisamos ter para conosco, para com o outro - qualquer outro - ser vivente e para com o nosso meio. A sua existência pode alterar centenas de outras vidas. Na realidade do universo, você está no lugar certo, na hora certa. E pode fazer toda a diferença. 

    Esta percepção costuma ser desalienadora para a maioria das pessoas, uma vez que traduz a importância do papel de cada um no mundo e o modo como atua nele, promovendo a ligação com os outros e com o meio através do nosso poder pessoal e da qualidade da nossa contribuição; também tende a ser libertadora, uma vez que pressupõe que cada um “tome as rédeas” da sua própria vida e se responsabilize por suas escolhas e pela sua própria felicidade.

    Por isso, quando olhar novamente para si mesmo e para o seu vizinho, pense duas vezes...
     

        “Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano. Por isso, não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti”. 
        John Donne
        (1572-1631)
     
    Por: Márcia Maranhão Limongi 
    Psicóloga atuante nas áreas:
    Clínica - Diretora do Instituto Parágono;
    Escolar - Consultora, ministra cursos para professores, 
    diretores e mantenedores em sindicatos, escolas e universidades;
    Industrial - consultora de Treinamento e Desenvolvimento para Chefias e Executivos;
    Consultoria em psicologia para editoras, com mais de 300 artigos publicados em várias revistas.

    Para eventuais contatos com a autora:
    mmlimongi@terra.com.br

..


Entre em contato conosco
para obter maiores informações...

irmandade@imagick.org.br
(11) 3813.4123 - (11) 9905.6685

 
 Volta para página inicial 
 Vai para atividades do mês
 Volta para Índice Geral do Imagick

boletim@imagick.org.br
 
 


Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
Uma escola moderna de magia
(0xx) (11) 3813.4123
 
 
 


Página desenvolvida por:
Imagick Edições e Comunicações Visuais


 

Quem somos O Imagick A Cidade das Estrelas A Irmandade das Estrelas Programação de Atividades Nossa Turma (Biografias) Contatos / Redes Sociais Cursos e Vivências Cursos Imagick ao Vivo Cursos e Vivências em CDs Cursos e Vivências em DVDs Programe sua Mente Reprograme sua Mente Vivências Externas Consultas Online Consulta Gratuita de Tarot I Ching Gratuito Runas Grátis Consulta ao Mestre Nazareno Reicki a Distãncia Oráckulo - Mensagem do Dia Pantáculos Zodiacais O Baú Magicko da Bruxa Pratickas Saude Magicka Treinamentos Magickos Meditações Magickas Orações Magickas Pensamento Magicko Consultas Pessoais Consulta Particular de Tarot Regressão de Memória Criação de Pantáculos Artigos Novidades Psiquê Mágicka Sistemas Mágickos Artigos Intrigantes Mistérios Curiosos Tradições Religiosas Comportamento Mágicko Música Magicka Notícias Mágickas Divertimentos Magickos Matemática Curiosa Variedades Significativas Ilusões Magickas Paginas Selecionadas Boletins Magickos Midia Fotos Magickas Videos Magickos Livros e Publicações Links Parceiros Imagicklan Nossa História Amor Incondicional Anjos e Demônios Consultas Gratis Vossos Deuses Deuses Egípicios Tipos de Magia Ser Bruxa Imagens de Jesus Reprograme sua Mente Cura pelo Pensamento Poder da Palavra Programação Mental Vida Secreta de Jesus A Pessoa de Jesus Tratamento Vidas Passadas Sistemas Alternativos Ritual de Pacto de Amor Bruxarias Magickas Runas e Numerologia Inscrição